MDB e PT seguem sendo os maiores partidos de Matão, mas legendas de direita crescem em filiados

Monique Piske, campeã brasileira de muay thai, morreu aos 32 anos
4 de janeiro de 2022
Estudantes que devem ao Fies serão perdoados
4 de janeiro de 2022
Exibir todos

MDB e PT seguem sendo os maiores partidos de Matão, mas legendas de direita crescem em filiados

Foto: Rafael Neddermeyer

Foto: Rafael Neddermeyer

MDB segue sendo o maior partido político de Matão em número de filiados, seguido pelo PT. Nos últimos quatro anos, porém, os partidos que proporcionalmente mais cresceram no município são legendas de direita, sobretudo o Patriota. Confira os dados:

Nos últimos dias, foi noticiado que os partidos políticos brasileiros perderam mais de 600 mil filiados nos últimos quatro anos. O número foi obtido comparando-se o total de eleitores filiados às legendas registradas na Justiça Eleitoral em novembro de 2021 com o total que havia sido obtido em novembro de 2017.

O Portal Matão Informa, através do cientista político e Mestre em Ciência Política pela UFSCar Victor Gandin, pesquisou e consultou dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para saber se esta realidade também ocorre no município de Matão, trazendo a análise para o contexto local.

Há quatro anos, em novembro de 2017, 5.735 eleitores matonenses encontravam-se filiados a um partido político. Os dados oficiais mais recentes, referentes a novembro de 2021, mostram um total de 5.602 filiados, o que representa um saldo de 133 filiados a menos em comparação ao momento anterior.

Dados nacionais mostram que o MDB continua sendo o maior partido do Brasil em termo de número de filiados. Esta realidade também se repete em Matão, cidade na qual a legenda tem atualmente 752 adeptos. O segundo colocado no ranking nacional também é o segundo maior partido matonense. Trata-se do PT, partido do atual prefeito Cido Ferrari. A legenda conta com 622 eleitores filiados no município.

O terceiro maior partido do Brasil em número de filiados, o PSDB, encontra-se em quarto lugar no ranking municipal, atrás do PTB. Um dado curioso pode ser visto na quantidade de filiados do PSDC, atualmente DC (Democracia Cristã). Sendo considerado “nanico” e apenas o 23º maior partido do Brasil, a DC ocupa a sexta posição em Matão, com mais filiados que o PSB, partido que governou o município entre 2017 e 2020.

Outra maneira interessante de agrupar os dados é observar a oscilação na quantidade de filiados por legenda no período. Entre novembro de 2017 e novembro de 2021, o Patriota foi o partido que mais cresceu em Matão, partindo de 51 para 270 filiados. A legenda mudou de nome (chamava-se PEN) e incorporou o PRP. Além disso, o desempenho obtido pela sigla durante a eleição municipal de 2020 e movimentações posteriores podem ajudar a explicar o crescimento.

A segunda legenda com maior crescimento durante o período considerado foi o PP, partido que abrigou a candidatura de Sônia Moura (atualmente no Patriota) ao Poder Executivo no ano de 2020. Nos últimos quatro anos, o partido do vereador Policial Carmo ganhou 41 filiados em Matão. Por sua vez, o PTB, legenda que elegeu o vereador Robinho Ramos, segue a fila com acréscimo de 38 filiados.

Na mesma época, o PRB passou a se chamar Republicanos e teve uma diferença positiva de 29 novos filiados em Matão. O Podemos foi de 31 a 60. Já o PL, legenda que a nível nacional ganhou a filiação do presidente Jair Bolsonaro, obteve um saldo de crescimento de 22 novos filiados em Matão entre os dados agrupados de novembro de 2017 (quando o partido se chamava PR) e novembro de 2021.

Também com saldo positivo de crescimento de acordo com os dados do TSE, encontra-se o partido Novo (de 3 para 9 filiados), PROS (de 1 para 7 filiados), PSD (de 70 para 75 filiados), Solidariedade (de 32 para 37 filiados), DEM (de 273 para 277 filiados) e PV (de 110 para 111 filiados).

Por outro lado, vinte partidos viram seu número de filiados local encolher nos dados agrupados para este mesmo período. As maiores perdas ocorreram no PSL (22 filiados a menos), PSB (27 filiados a menos), PTC (28 filiados a menos), PSC (31 filiados a menos), DC (57 filiados a menos) e PDT, que foi o partido que mais perdeu filiados no município no período, passando de 317 para 254 filiados. O não lançamento de candidatos pelo partido na última eleição municipal pode ajudar a explicar o decréscimo.

Organizando as oscilações em ordem crescente, observa-se que os partidos que mais ganharam filiados no município de Matão no período são legendas tradicionalmente associadas ao campo ideológico da direita e centro-direita (Patriota, PP, PTB, Republicanos, Podemos, PL e Novo). Já a distribuição dos partidos que mais perderam filiados no mesmo período inclui tanto legendas de esquerda e centro-esquerda (PSB, PDT) como legendas posicionadas à direita (PTC, PSC e DC).

MDB (anteriormente chamado de PMDB) e PT seguem sendo os maiores partidos do município de Matão no quesito números de filiados, não obstante o fato de terem perdido, respectivamente, 15 e 9 filiados nos dados agrupados do período. A queda não foi significativa e, juntas, as duas legendas somam quase 25% dos eleitores filiados do município, um número bastante representativo. Atualmente, o PT comanda o Poder Executivo, enquanto o MDB elegeu a maior bancada da Câmara Municipal de Matão.

Pesquisa e Texto: Victor Gandin

Leia também: Câmara realiza última sessão ordinária do ano; confira os projetos que foram aprovados

Victor Gandin
Victor Gandin
Acompanhe a política de Matão através de notícias, vídeos e análises exclusivas.

Deixe uma resposta