Sinal 5G: Araraquara, São Carlos, Rio Claro e outras cinco cidades da região terão sinal liberado

Embrapa completa 50 anos com lançamento de novas tecnologias
28 de abril de 2023
Carne Bovina: Volume exportado alcança 72,4 mil toneladas até a terceira semana de abril/23
28 de abril de 2023
Exibir todos

Sinal 5G: Araraquara, São Carlos, Rio Claro e outras cinco cidades da região terão sinal liberado

Prestadoras de internet podem solicitar ativação a partir de 2 de maio

A partir de terça-feira, 2 de maio, as prestadoras de internet poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação de estações de 5G em São Carlos (SP) , Araraquara, Rio Claro e outros 5 municípios da região.
A Anatel antecipou a liberação em 282 municípios deste serviço em todo país. A decisão foi tomada na última quarta-feira, 26, em Reunião Ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI).
Agora, 964 municípios passam a ter a faixa de 3,5 GHz liberada para utilização por estações do 5G, contemplando 131,5 milhões de pessoas, o que corresponde a 62% da população do Brasil. Na região, a liberação será nos seguintes municípios:
*Américo Brasiliense
*Araraquara
*Conchal
*Motuca
*Rincão
*Rio Claro
*Santa Lúcia
*São Carlos

De acordo com a Anatel , a decisão compreende cidades a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) já iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku e concluiu as ações necessárias para a desocupação desta faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS), tendo instalado os filtros para a mitigação de interferências em todas as estações do FSS impactadas.

A Anatel esclarece que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades. A instalação antecipada de estações vai depender do planejamento individual de cada prestadora.
Importante destacar que, para um aparelho oferecer o sinal, ele precisa ser homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Portanto, não são todos os celulares que oferecerão a tecnologia neste momento. A lista está disponível no site da Anatel.

Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF.

Vale destacar que é importantíssimo que seja realizado agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado, e, também pelo telefone 0800-729-2404.

Deixe uma resposta