Instagram vai desfocar nudes enviados nas DMs da rede social; entenda

Prefeito Cido Ferrari entrega mais duas ambulâncias para o SAMU e outros veículos aos demais serviços de saúde do município
15 de abril de 2024
Bayer Leverkusen fatura título inédito do Campeonato Alemão
15 de abril de 2024
Exibir todos

Instagram vai desfocar nudes enviados nas DMs da rede social; entenda

Aviso do Instagram sobre conteúdo de nudez — Foto: Reprodução/Meta

Medida do Instagram será padrão para jovens menores de 18 anos e optativa para adultos; função se junta a outros recursos contra extorsão sexual e abuso de imagens

Instagram, aplicativo compatível com os sistemas operacionais Android e iPhone (iOS), agora irá desfocar nudes enviados nas DMs da rede social. O anúncio dessa ferramenta, que será implementada globalmente em breve, foi feito pela Meta na última quinta-feira (11). A proteção contra a nudez será ativada, por padrão, para todos os jovens menores de 18 anos. Os adultos receberão uma notificação que incentivará a ativação da função. O objetivo é auxiliar os usuários a se protegerem de extorsão sexual e abuso de imagens íntimas e dificultar ações de criminosos. A seguir, leia mais detalhes da iniciativa.

Após a proteção contra nudez ser ativada, as pessoas que enviarem imagens desse tipo receberão uma mensagem pedindo cautela com o envio de fotos sensíveis. Elas também podem cancelar o envio dessas mensagens em seguida. Enquanto isso, usuários que receberem uma imagem que contenha nudez, já terão acesso a ela desfocada por padrão. A mensagem terá um aviso apontando que o destinatário será impactado por uma imagem que contenha nudez e ele poderá escolher se deseja acessá-la ou não.

No envio ou recebimento de fotos íntimas, os usuários serão direcionados para algumas dicas de segurança que acompanham orientações de potenciais riscos envolvidos na ação. É importante lembrar que a proteção contra a nudez funcionará em conversas criptografadas de ponta a ponta, no qual a Meta não terá acesso a essas imagens, exceto caso alguém as denuncie.

Esse recurso faz parte de uma série de outras funcionalidades que estão sendo testadas pela Meta para combater crimes de extorsão sexual. A empresa também está testando novas maneiras de ajudar as pessoas a identificar possíveis golpes de extorsão sexual, o que é uma maneira de incentivar denúncias. Outra novidade é que também será apresentada uma mensagem que incentiva os usuários a não se sentirem pressionados a responder pedidos íntimos no direct, com a opção de bloquear o remetente e denunciar o bate-papo.

Além de ajudar a identificar possíveis golpes de extorsão, a Meta reforçou que está tomando medidas mais severas quando toma conhecimento de pessoas envolvidas no crime. Algumas das ações são remover a conta, impedir que estes mesmos usuários criem novas contas, além de realizar denúncias às autoridades.

Fonte: Tech Tudo com informações de Meta.

Deixe uma resposta