Adição de biodiesel ao diesel será de 12% a partir de abril

ENEM alerta sobre período de inscrições e período de provas
22 de março de 2023
Coletores de óleo de cozinha usado são entregues em escolas de Matão
22 de março de 2023
Exibir todos

Adição de biodiesel ao diesel será de 12% a partir de abril

Foto: Jose Bittar

Decisão foi tomada na primeira reunião do ano do Conselho Nacional de Política Energética, realizada na sexta-feira (17). Percentual aumenta até 2026, quando será de 15%.

Em sua primeira reunião do ano, o CNPE, Conselho Nacional de Política Energética, aprovou, na sexta-feira, 17, o aumento do percentual de 10% para 12% da mistura de biodiesel ao diesel vendido no Brasil, a partir de abril.
Cabe destacar que a mistura de biodiesel no diesel, assim como a mistura de etanol na gasolina, foi instituída com o objetivo de reduzir as emissões de poluentes prejudiciais ao meio ambiente e à saúde da população.
Participaram da reunião o ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira, que preside o colegiado, o vice-presidente, Geraldo Alckmin e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A resolução aprovada prevê que o teor aumente para 13% em abril de 2024, para 14% em abril de 2025 e para 15% em abril de 2026. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a mudança naturalmente gera aumento no preço do combustível. Ele afirma, no entanto, que o impacto para o consumidor será o menor possível.
As datas para adoção de novos percentuais de biodiesel no diesel podem ser antecipadas pelo CNPE, dependendo da oferta e da demanda do biocombustível e dos impactos econômicos da medida.
O ministro Alexandre Silveira disse ainda que o Governo Federal estima que a produção nacional de biodiesel passe dos atuais 6 bilhões e 300 milhões de litros para mais de 10 bilhões de litros anuais, até 2026.
Eliana Saraiva, com informações da Rede Nacional de Rádio

Deixe uma resposta