Coletores de óleo de cozinha usado são entregues em escolas de Matão

Adição de biodiesel ao diesel será de 12% a partir de abril
22 de março de 2023
Começa colheita de 16 mil toneladas de arroz orgânico no Rio Grande do Sul
22 de março de 2023
Exibir todos

Coletores de óleo de cozinha usado são entregues em escolas de Matão

Parceria entre Águas de Matão e Secretaria do Meio Ambiente possibilitam ação em prol do meio ambiente

Todo óleo de cozinha que tenha sido utilizado em uma receita, como por exemplo, óleo de fritura, pode ser reutilizado. Para conscientizar a população sobre o descarte correto de óleo de cozinha usado, a Águas de Matão desenvolve o programa De Olho no Óleo, realizado pela área de Responsabilidade Social. Para facilitar a o descarte desse óleo, a concessionária entregou à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável 20 coletores de óleo, que ficou responsável por destinar à escolas municipais os respectivos coletores.
Participaram da entrega o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Matão, Luiz Gonzaga Bussola, a diretora de Meio Ambiente, Maria Bellintani Ourique de Carvalho, e representantes da Secretaria de Educação do município.
A escolas contempladas foram E.M. Adelino Bordignon, EMEF. Prof. Antonio Carlos Manzini, EMEF. Benta Maria Ragassi Scutti ( CAIC), EMEF. Prefeito Celso de Barros Perche (CAJU) e EMEF. Profª. Helena Borsetti(São Lourenço do Turvo).
A diretora presidente da Águas de Matão, Silvia Leticia Tesseroli explicou que os coletores são preparados para receber o óleo usado, disposto em garrafas pet.
Cabe destacar que ainda é muito frequente o descarte de óleo usado em pias de cozinha ou ralos domésticos e isso é errado. Devido às substâncias insolúveis em água (os chamados lipídeos) presentes em sua composição, quando descartados de maneira irregular, os óleos podem obstruir tubos e encanamentos, provocar o refluxo de esgoto, ou ainda poluir os corpos hídricos e afetar significativamente a vida aquática.
De acordo com o Trata Brasil , o óleo de cozinha é uma mistura de substâncias (ácidos graxos insaturados) que não apresenta solubilidade alguma na água, pois ele é apolar, e a água, polar. Assim, sempre que o óleo entra em contato com água, não ocorre a sua dissolução, e eles ficam separados em virtude da diferença de densidade.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Matão, Luiz Gonzaga Bussola, agradeceu a concessionária Aguas de Matão e reiterou que disse que toda ação realizada em favor do meio ambiente é muito bem-vinda e importante para conscientizar a população sobre o quanto é preciso cuidar do meio ambiente.
Bussola disse ainda que o óleo coletado será destinado ao IFSP de Matão, como material para o curso de Biocombustíveis.

Deixe uma resposta