Vereadores participam da caminhada em prol do Maio Laranja

Conscientização sobre a campanha “Maio Laranja” é realizada por meio de diversas ações em Matão🌻
19 de maio de 2023
Flamengo vence Corinthians com gol heroico de Léo Pereira
22 de maio de 2023
Exibir todos

Vereadores participam da caminhada em prol do Maio Laranja

Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes e Dia Nacional da Luta Antimanicomial foram os temas da caminhada

Na manhã desta quinta-feira (18), o presidente da Câmara, vereador China Calabres, e os vereadores Davison Sensei, Haroldo Gago e Everaldo de Carvalho, participaram da Caminhada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, realizado pelo CONCRIAMA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com a Prefeitura de Matão. Na oportunidade também foi realizada uma caminhada dos frequentadores do CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) em prol Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

A ação faz parte da programação da campanha “Maio Laranja” que visa chamar a atenção da sociedade para a questão da violência contra crianças e jovens. De acordo com dados da campanha, a cada hora três crianças são abusadas no Brasil, sendo que 51% têm entre 1 a 5 anos. Todos os anos, 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no nosso país e somente 7,5% dos casos chegam a ser denunciados às autoridades.

O Disque 100 é um canal de denúncias anônimas disponibilizado pelo Governo Federal, que recebe, analisa e encaminha denúncias de violações contra os direitos de grupos vulneráveis como crianças, mulheres, idosos e população LGBT. Ele funciona 24 horas, todos os dias da semana. Também é possível denunciar pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil, pelo Whatsapp (61) 99611-0100 ou ainda, presencialmente, em delegacias de polícia ou Conselhos Tutelares.

Em adesão à campanha, a fachada da Câmara Municipal ficará iluminada com a cor laranja, durante todo mês de maio.

Dia 18 de maio

Além de ser nacionalmente conhecido como o dia de combate ao abuso e exploração sexual infantil, em razão da morte da menina Araceli Cabrera Sanchez Crespo, após ser abusada sexualmente, o dia 18 de maiotambém marca o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, caracterizado pela luta por direitos das pessoas com sofrimento mental. Com o lema “por uma sociedade sem manicômios”, o movimento antimanicomial busca questionar o modelo de assistência baseado em internações em hospitais psiquiátricos, denunciar as graves violações aos direitos das pessoas com transtornos mentais e propor um modelo de atenção à saúde mental que garanta a dignidade e a cidadania de usuários e familiares, historicamente discriminados e excluídos da sociedade.

Deixe uma resposta