TSE prepara extensa programação para convidados internacionais

Justiça determina que menino nova-europense seja transferido pela Unimed para o RS
29 de setembro de 2022
Aumento das exportações de ovos, aves e suínos rende US$ 1,2 bilhão no mês de agosto
29 de setembro de 2022
Exibir todos

TSE prepara extensa programação para convidados internacionais

R$ 4,9 bilhões serão distribuídos aos partidos para uso exclusivo na campanha eleitoral de 2022 Foto: Roberto Jayme / Ascom / TSE

Eles irão acompanhar o processo eleitoral e, ainda, assistirão a palestras. No dia da eleição , 2 de outubro , presenciarão a abertura da urna, o Teste de Integridade, a votação em seção eleitoral e a totalização dos votos no TSE

A partir desta quinta-feira (29), os convidados internacionais que acompanharão as Eleições Gerais 2022 participarão de extensa programação, em Brasília, preparada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Eles assistirão a um ciclo de palestras até sábado (1º) e, no domingo (2), dia do primeiro turno do pleito, presenciarão o início da votação em uma seção e o Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, visitarão locais de votação e retornarão ao TSE para assistir à totalização dos votos.
Entre as autoridades e personalidades convidadas, estão integrantes do Instituto Internacional para Democracia e Assistência Eleitoral (Idea Internacional). São eles: a ex-presidente da Costa Rica Laura Chinchilla; a ex-vice-presidente da Colômbia Marta Lucía Ramírez; a senadora uruguaia Mónica Xavier; o secretário-geral Kevin Casas-Zamora; e o diretor regional para América Latina, Daniel Zovatto.
As Eleições 2022 também contarão com a presença de convidados internacionais de Portugal, da Rússia, da França e da Espanha.
Lista de Convidados
TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

Data: 28 de setembro de 2022
Horário: 10 horas
Local: 3º Andar

Autoridades presentes
Ministro da Defesa, General Paulo Sergio Nogueira de Oliveira
General Vergara
Coronel Marcelo Nogueira de Sousa
Coronel Wagner Oliveira da Silva
CF Marcus Rogers Cavalcante Andrade
Dr. Paulo Gonet
Presidente do Conselho Federal da OAB, dr. Beto Simonetti

Partidos Políticos
Carlos Rocha (PL)
Valdemar (PL)
Barbara Lobo (União Brasil)
Eugênio Aragão (Advogado da coligação do candidato à Presidência)
Luiz Gustavo (Partido Trabalhista)
Guilherme Federação dos Presidenciáveis

Organização
Henrique (CGU)
Rodrigo (CGU)
Rodrigo Borges (Confea)
João Vítor Borges (Transparência Eleitoral do Brasil)
Marco Aurélio R. da Cunha e Cruz (MOE FDV)
Daniela Rodrigues Teixeira (MOE ABJD)
Vinicius Colli (NEPEDI UERJ)
João Vítor Borges (TRANSPARÊNCIA BRASIL)
Melillo Dinis do Nascimento (MCCE e CNBB)
Vice presidenta institucional Rita Lima (ANADEP)

Programação
Quinta-feira (29)
A partir de hoje, as 9h30, no Hotel Windsor, realiza a sessão de abertura do ciclo de palestras que serão apresentadas aos convidados internacionais e transmitidas pelo Canal do TSE no YouTube. O ministro Alexandre de Moraes abrie o evento, ao lado da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, e do chefe da Missão de Observação da União Interamericana dos Órgãos Eleitorais (Uniore), Lorenzo Córdova.
Em seguida, às 11h, os convidados assistirão à palestra sobre o tema “Eleições Gerais 2022: quadro geral e grandes números”. As apresentações ficarão a cargo de Polianna Pereira dos Santos, assessora-chefe da Escola Judiciária Eleitoral do TSE, e Bruno Cezar Andrade de Souza, secretário de Modernização, Gestão Estratégica e Socioambiental do Tribunal, com moderação de José Gilberto Scandiucci, assessor-chefe de Assuntos Internacionais.
O ciclo de palestras continua à tarde. Às 16h15, o tema abordado será “Mulheres na política e nas eleições”, com a ministra do TSE Maria Claudia Bucchianeri, a presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) do Equador, Diana Atamaint, e a assessora sênior de Gênero da Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais (Ifes), Regina Waugh. A moderadora será a ministra Luciana Lóssio, ex-ministra do TSE e ex-presidente da Associação de Magistradas Eleitorais Ibero-Americanas (Amea).
Às 17h15, os convidados internacionais vão assistir à apresentação “Ações Afirmativas Eleitorais para Grupos Socialmente Excluídos”, ministrada pelo corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves; pela assessora-chefe de Inclusão e Diversidade do TSE, Samara Pataxó; e por Fábio Esteves, da Comissão de Promoção de Igualdade Racial do TSE. A moderação ficará a cargo do advogado e ex-ministro do TSE Joelson Dias.
Sexta-feira (30)
Uma série de eventos pela manhã, realizados no Hotel Windsor, abrem a programação de sexta-feira. Às 9h30, os convidados assistirão à palestra do ministro Ricardo Lewandowski, vice-presidente do TSE e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre “As urnas eletrônicas como instrumento da expressão da soberania popular”. Renata Gil, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), será a moderadora.
Logo após, às 10h, acontecerá a palestra sobre o tema “Desafios da democracia no mundo e na América Latina”, com a ministra do TSE e do STF, Cármen Lúcia, que também é membro da Comissão de Veneza; Kevin Casas-Zamora, secretário-geral do Idea Internacional; e Remo Carlotto, diretor do Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do Mercosul. Laura Chinchilla, ex-presidente da Costa Rica, será a moderadora.
A programação matinal, moderada por Renatta Gorga, jornalista do TSE, fecha com a análise política do contexto eleitoral brasileiro. Os expositores serão Murillo de Aragão, analista político Arko Advice; Ana Cecília de Andrade, jornalista; e André Pereira César, analista político da Hold Assessoria.
À tarde, os convidados internacionais visitarão alguns órgãos com sede na capital federal. Destaque para a visita ao Senado Federal.
Véspera do pleito
No sábado (1°), mais dois eventos acontecerão no Hotel Windsor pela manhã. Às 10h, será realizada palestra sobre “Fortalecimento Institucional e Combate à Desinformação”, com o ministro do TSE, Raul Araújo Filho; a secretária de Comunicação e Multimídia do Tribunal, Giselly Siqueira; e Rafael Rúbio, da Universidad Complutense de Madrid. A moderação será feita por Aline Osório, assessora especial do STF.
Fechando o ciclo de palestras, às 11h30, os convidados assistirão a uma apresentação sobre “Financiamento de Candidaturas”, com o ministro do TSE Sérgio Silveira Banhos e Eron Júnior Vieira Pessoa, assessor de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias do Tribunal. Lara Marina Ferreira, assessora da Escola Judiciária Eleitoral da Corte, será a moderadora.
Dia da eleição (2)
Os convidados internacionais enfrentarão uma jornada intensa no domingo (2), dia do primeiro turno das Eleições 2022. Estão previstas visitas a locais de votação estratégicos, com o acompanhamento da impressão da zerésima, às 7h; do Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas; e do encerramento da votação – com a impressão dos Boletins de Urna –, entre outras atividades próprias do processo eleitoral. No fim da tarde, eles devem acompanhar a apuração e a totalização dos votos na sede do TSE.
Fonte: TSE

Deixe uma resposta