Território das artes: Inscrições abertas até 22 de outubro

Foto: Fábio Barbano/Tudo de Ônibus
Transporte público de estudantes é tema de pedidos de vereadores matonenses
27 de setembro de 2021
Paisagens de Van Gogh está no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto até 31 de outubro
27 de setembro de 2021
Exibir todos

Território das artes: Inscrições abertas até 22 de outubro

Foto Divulgação - Território das Artes

Estão abertas as inscrições do Edital de Seleção para artistas e ou conjunto de artistas interessados em expor suas obras e/ou projetos de artes visuais na 18ª edição do Território da Arte de Araraquara.

Com o tema “Vida 21 – Arte além da Pandemia”, a edição tem a equipe executiva formada por: Evandro Nicolau (curadoria e coordenação do projeto), Rita Miquelutti e Carlos Jimenez Vasquez (curadores convidados) e Denise Zakaib (produção e educativo).

O tema faz uma proposição conceitual inspirada pelos ciclos das eras e das estações da Terra, como uma representação das mudanças necessárias no modo de existir e resistir. De acordo com Evandro, “a proposta desse evento artístico e cultural é a de agir pró-ativamente, neste momento em que a humanidade e o Brasil estão vivendo”. “Reconhecendo a necessidade de sobrevivência e a urgência em repensar a arte, a cultura, o meio ambiente e a condição humana, em tempos adversos do sistema político, social e cultural”, pontuou.

A pré-inscrição deve ser realizada por meio de preenchimento de formulário disponível no link http://frta.xyz/preinscricao.  Após o preenchimento, o proponente receberá um e-mail com convite para a criação de perfil em Rede Cultural específica do Território da Arte de Araraquara, a ser preenchida por ordem de inscrição, até o limite de 200 inscrições, ou até a data final de inscrições, que será dia 22 de outubro. A data final de confirmação de inscrição com a criação do perfil na rede é dia 27 de outubro. Vale destacar que não haverá nenhum recebimento de obras físicas, já que todos os trabalhos exibidos serão recebidos exclusivamente em arquivos ou links digitais.

A ideia é promover um amplo debate sobre a arte, a cultura, a sociedade e a política. “Araraquara foi uma cidade que enfrentou uma das piores situações de crise sanitária no combate à pandemia da Covid-19 no país, e agiu em acordo com a ciência, com a preservação da vida, acima de qualquer disputa ou derivação da política violenta, do momento atual. Na edição de 2021, o que se pretende realizar é um projeto ambicioso, de grande e ampla discussão que contempla uma abrangência nacional e internacional”, defende o curador.

A partir desta Rede Cultural serão selecionados 50 artistas ou grupos artísticos, que farão parte de uma exposição, com expografia digital e arquitetura 3D, em ambiente digital, na qual estará exibido o conjunto de obras, bem como informações das obras, do artista, ou grupos de artistas, além de outras possibilidades de conteúdos postados.

Como incentivo, nomeado de prêmio, a curadoria escolherá e referendará, dentre os 50 participantes da exposição em ambiente digital, 21 obras que serão certificadas como NFTs Non-Fungible-Tokens (tokens não fungíveis).

Dos 21 selecionados ao prêmio incentivo, serão destacadas 3 obras de 3 artistas participantes, que receberão o valor de R$ 1.000,00, a título de aquisição da NFT de uma de suas obras, que passará a fazer parte do acervo público da Pinacoteca Municipal de Araraquara. Será uma ação institucional inédita de aquisição pública de obra digital e incorporação do artista e obra ao acervo municipal de arte de Araraquara.

Deixe uma resposta