Tempo médio de abertura de empresas no Brasil cai para 23 horas

Álbum de Copa adaptado inclui deficientes visuais
23 de outubro de 2022
Correios realizam leilão de 41 mil itens que não puderam ser entregues
23 de outubro de 2022
Exibir todos

Tempo médio de abertura de empresas no Brasil cai para 23 horas

O atual patamar corresponde a uma redução de 17 horas em relação ao final do primeiro quadrimestre deste ano.

O tempo médio para a abertura de uma empresa no Brasil caiu para 23 horas ao final do segundo quadrimestre de 2022, ou seja, o período de maio a agosto. Trata-se do menor prazo médio já registrado. O atual patamar corresponde a uma redução de 17 horas em relação ao final do primeiro quadrimestre deste ano.
O Brasil registrou mais de 1,3 milhão de empresas abertas no segundo quadrimestre de 2022, o que corresponde a uma elevação de 2% na comparação com o primeiro quadrimestre do ano. Os dados constam no Painel Mapa de Empresas, divulgados pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia.
O especialista em contabilidade Wilson Pimentel considera que a importância de se reduzir o tempo médio de abertura de uma empresa no Brasil vai desde a desburocratização nos serviços até a satisfação do empresário, que deseja iniciar as atividades o quanto antes.
Segundo Pimentel, o que leva à redução do tempo de abertura das empresas no Brasil é a implantação de tecnologias pelo governo e contadores, bem como pelos órgãos públicos. Vale salientar que os sistemas estão bem mais sincronizados. Ele explica também que a burocracia é um processo natural, até porque o governo precisa ter controles e defende que está cada vez melhor a sistemática de abertura de empresas no país, uma vez que a cada ano, diminuem os papéis, que são documentos físicos, e permanecem sistemas em plataformas digitais.
Fonte: Painel Mapa de Empresas

Deixe uma resposta