Álbum de Copa adaptado inclui deficientes visuais

Senado tem até dia 25 para votar MP que libera vacina anticovid à iniciativa privada
23 de outubro de 2022
Tempo médio de abertura de empresas no Brasil cai para 23 horas
23 de outubro de 2022
Exibir todos

Álbum de Copa adaptado inclui deficientes visuais

Completar o álbum de figurinhas da Copa do Mundo do Catar se transformou na nova mania nacional. Para ninguém ficar de fora da festa do esporte, o Ministério da Educação por meio do Instituto Benjamin Constant confeccionou uma versão do material adaptada em braile para atender ao público cego.
A estimativa é de que as unidades sejam distribuídas gratuitamente para três mil pessoas em mais de 20 países.
O preenchimento do álbum em braile ocorre com figurinhas não adaptadas, sendo necessário o apoio de um aplicativo – chamado Lookout – que faz a audiodescrição de detalhes e características dos desenhos com os jogadores participantes e símbolos que representam a edição 2022 da Copa do Mundo.
Colagem das figurinhas
O preenchimento do álbum em braile ocorre com figurinhas não adaptadas, sendo necessário o apoio de um aplicativo – chamado Lookout – que faz a audiodescrição de detalhes e características dos desenhos com os jogadores participantes e símbolos que representam a edição 2022 da Copa do Mundo. O vídeo-tutorial, disponível no canal do YouTube do Instituto Benjamin Constant, orienta pais e responsáveis a como ajudar crianças e jovens no processo de colagem.
A solenidade de apresentação da novidade para os estudantes, no fim do mês de setembro, contou com a participação de incentivadores da ideia e nomes relacionados ao esporte de maneira geral. Na ocasião, foi revelado ao público que a inspiração para fazer o projeto surgiu em 2018, quando um dos estudantes do IBC, apaixonado por futebol, desenhava o seu próprio álbum. Neste ano, a proposta ganhou forma com o pedido quase que diário dos educandos pela confecção de um material adaptado.
Outras informações sobre o álbum de figurinhas em Braile no site mec.gov.br
Fonte: Programa A Voz do Brasil

Deixe uma resposta