Summit Matão 2023: Economista da FECOMERCIOSP fala sobre perspectivas econômicas

Ministério da Cultura lança programa “Integridade em Cena”
27 de setembro de 2023
Anvisa torna permanente entrega de remédio controlado em casa
27 de setembro de 2023
Exibir todos

Summit Matão 2023: Economista da FECOMERCIOSP fala sobre perspectivas econômicas

Tema foi debatido para as pequenas empresas e contadores de Matão e região

Com a presença de cerca de 200 empresários e contadores de Matão e região, o economista Fabio Pina, assessor da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FECOMERCIOSP), falou sobre o cenário econômico para Micro e Pequenas Empresas (MPEs).
A temática foi debatida durante Summit Matão, evento realizado na última sexta-feira, dia 22, na Sociedade Recreativa Matonense (Sorema). O encontro é resultado de uma parceria entre Sindicato do Comércio Varejista de Matão, Associação Comercial e Empresarial de Matão, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), SEBRAE e a Associação das Empresas de Contabilidade (AEC), com o apoio da FECOMERCIOSP.
Pina, em sua palestra, apresentou dados oficiais da conjuntura econômica do País, incluindo as previsões do índice de inflação (IPCA) e as perspectivas de crescimento do setor varejista no Estado de São Paulo. “Considerando um cenário econômico otimista, vamos fechar 2023 com um IPCA de 4,5%, enquanto o faturamento real do varejo paulista terá um crescimento de 3%. Em um cenário pessimista, esses números serão 6% e 1%, respectivamente”, afirmou o economista.
Dentro do contexto do cenário econômico atual, o assessor apresentou outro número importante: o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) que, segundo estudo elaborado pela FECOMERCIOSP, após sete meses em trajetória negativa, voltou a apresentar alta (1,2%) em julho, na comparação com o mês anterior.
Importância dos pequenos negócios
Sobre as perspectivas econômicas, o assessor da FECOMERCIOSP ressaltou os possíveis impactos que a Reforma Tributária poderá causar às MPEs. Na visão de Pina, se o texto da PEC 45/2019 (em tramitação no Senado) for aprovado como está, haverá elevação da carga tributária. “Para um Estado que aumenta cada vez mais os gastos, não há perspectiva de que o governo aprove uma reforma para diminuir a carga tributária. Isso significa que, provavelmente, a intenção é tentar equilibrar as contas públicas com aumento da receita tributária”, observou.
O economista enfatizou ainda, que os pequenos negócios representam 95% do total das empresas do comércio varejista do Estado e sendo responsáveis por 60% dos empregos gerados no setor e por 30% do PIB estadual. “São os pequenos empresários que sentem diretamente os impactos das decisões tomadas pela classe política. É na pequena empresa que a vida econômica do Brasil acontece”, finalizou.
FECOMERCIOSP
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FECOMERCIOSP), reúne líderes empresariais, especialistas e consultores para fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo. Em conjunto com o governo, mobiliza-se pela desburocratização e pela modernização, desenvolve soluções, elabora pesquisas e disponibiliza conteúdo prático sobre as questões que impactam a vida do empreendedor. Representa 1,8 milhão de empresários, que respondem por quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram em torno de 10 milhões de empregos.
Fonte: FECOMERCIO-SP

Deixe uma resposta