Ministério da Cultura lança programa “Integridade em Cena”

1° Divisão Amadorzão 2023
27 de setembro de 2023
Summit Matão 2023: Economista da FECOMERCIOSP fala sobre perspectivas econômicas
27 de setembro de 2023
Exibir todos

Ministério da Cultura lança programa “Integridade em Cena”

Iniciativa tem como objetivo promover uma cultura organizacional ética

O Ministério da Cultura lançou o programa “Integridade em Cena”. A iniciativa foi desenvolvida para combater o assédio e a discriminação dentro do ambiente de trabalho, promovendo o respeito à diversidade, crenças, e valores. Proposta objetiva realizar entrega de valor público à sociedade, mantendo a transparência, confiança, credibilidade e a reputação institucional.
O programa funciona com base em princípios importantes, sendo eles: o comprometimento com a autogestão, o que significa que as pessoas que administram o programa se comprometem a manter um ambiente íntegro e correto. O envolvimento de todos do sistema Minc de forma ética e honesta.
Além de desenvolver um trabalho em equipe com as diferentes partes envolvidas colaborando e trabalhando juntas para manter a integridade. A promoção de atitudes corretas: já que o programa também incentiva e realiza ações que ajudam a manter a lisura em todas as áreas. E a contribuição para políticas públicas.
Todos esses princípios prezam pela integridade, transparência e o acesso à informação como ferramentas essenciais para o exercício da boa governança e da gestão pública, garantindo que cada parte do sistema do Minc possa agir de acordo com suas próprias características.
Os princípios do programa “Integridade em Cena” são postos em prática através de planos específicos para o ministério e para cada organização vinculada a ele.
O lançamento deste programa inédito ocorreu em 12 de setembro na sede do Ministério da Cultura em Brasília. O evento contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e também do ministro da Controladoria Geral da União, Vinicius Marques.
O sistema Minc é composto pela sede do Ministério da Cultura, suas instâncias regionais, as entidades vinculadas, e os comitês de cultura, e busca promover mudanças organizacionais que impulsionam o bem-estar de todas as pessoas, sejam servidores ou contratados terceirizados.
O programa é operacionalizado por meio do plano de integridade do ministério da cultura, que será divulgado até doze de outubro. Já os planos de integridade de cada uma das suas entidades vinculadas, estarão disponíveis em seus respectivos sites.
Eliana Saraiva, com informações do Ministério da Cultura

Deixe uma resposta