Prefeitura de Araraquara divulga programação do Mês Municipal da Cidadania LGBTQIA+

Alesp aprova destinação de mais recursos a municípios com melhor desempenho na educação
12 de novembro de 2022
O óbvio não pode ficar obnubilado
14 de novembro de 2022
Exibir todos

Prefeitura de Araraquara divulga programação do Mês Municipal da Cidadania LGBTQIA+

Foto: REUTERS/Carla Carniel / Direitos Reservados

Atividades serão realizadas de 18 a 27 de novembro e será finalizada com a 13ª Parada do Orgulho LGBTQIA+

O Mês Municipal da Cidadania LGBTQIA+ tem início no próximo dia 18 de novembro, uma sexta-feira, e segue até o dia 27, quando será realizada a 12ª Parada do Orgulho LGBTQIA+. A programação, gratuita, é promovida pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria de Políticas LGBTQIA+, vinculada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular.

A programação diversificada e representativa conta com palestras, rodas de conversas com especificidades necessárias, mesas de debate, além de ser finalizada com a exibição da 13ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+. Vale destacar que o Mês Municipal da Cidadania LGBTQIA+ foi instituído por meio da Lei Municipal 8546/2015 e implementada pela gestão da Assessoria Especial de Políticas LGBTQIA+ de 2017-2020.

A coordenadora de Políticas LGBTQIA+, Erika Matheus, revela que a programação terá algumas atividades em conjunto com a Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais. “Este mês também abarca questões interseccionais, por isso a programação também envolve ações conjuntas com a pauta afro também, tanto no debate de negritude LGBTQIA+ quanto nas marchas da Consciência Negra e Memória Trans”, salienta.

O evento que abre o Mês da Cidadania LGBTQIA+ é o Cine LGBT, que será realizado no dia 18, às 14h, no Campus da Unesp. No mesmo dia, às 18h, a atração será a roda de conversa ‘Negritude LGBTQIA+’ no Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+. No dia seguinte (19), às 19h, o Teatro Wallace recebe o Concurso de Drags Divine. No dia 20, às 13h, será realizada a 6ª Marcha da Consciência Negra e Dia Internacional da Memória Trans, que sairá da Praça da Igreja Matriz de São Bento.

No dia 21, duas palestras serão oferecidas para levar o debate e a reflexão: ‘Famílias e LGBTs – Entre o afeto e o preconceito’ às 14h no Quilombo Rosa e ‘Basta de Close Errado!’ às 19h no espaço multicultural Casa Travada.

No dia 23, o evento ‘Mulheridade LGBT’ terá início às 13h no Campus da Unesp. No mesmo dia, às 19h, será realizada a audiência pública ‘Direitos LGBTQIA+, temos?’ na Câmara Municipal. No dia 25 de novembro, o Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ receberá o evento ‘Saúde Integral LGBTQIA+’ às 19h. A agenda tem sequência no dia 26, com a Expobee, que terá início às 12h no Parque Infantil.

Para finalizar, no dia 27 será realizada a 13ª Parada LGBTQIA+ a partir das 13h, com saída do Parque Infantil, de onde um trio elétrico partirá em direção ao Gigantão. A atividade volta a ser realizada de modo presencial após dois anos por conta da pandemia da Covid-19, por isso levará o tema ‘Orgulhosamente de volta às ruas’. “Celebraremos nossa 13° edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+ com um tema extremamente oportuno diante de termos realizado as últimas edições de maneira remota. Ocuparemos às ruas novamente festejando nossas vidas e resistindo a discriminação. A parada trará diversas atrações desde a concentração, marcha e seu ponto final, no lado externo do Gigantão, levando nossa liberdade pelas ruas do Centro de Araraquara”, finaliza Erika.

 
MÊS MUNICIPAL DA CIDADANIA LGBTQIA+

18 de novembro

14h – Cine LGBT
Local: Campus da Unesp
Rodovia Araraquara-Jaú, Km 1
Bairro dos Machados

18h – Negritude LGBTQIA+
Local: Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+
Av. Espanha, 536 – Centro

19 de novembro

19h – Concurso de Drags Divine
Local: Teatro Wallace
Av. Espanha, 485 – Centro

20 de novembro

13h – 6ª Marcha da Consciência Negra e Dia Internacional da Memória Trans
Local: Praça da Matriz
Rua São Bento, s/n – Centro

21 de novembro

14h – Famílias e LGBTs – Entre o afeto e o preconceito
Local: Quilombo Rosa
Av. Lázaro Machado, 1150 – Valle Verde

19h – Basta de Close Errado!
Local: Casa Travada
Rua Padre Duarte, 1646

23 de novembro

13h – Mulheridade LGBT
Local: Campus da Unesp (Brisa)
Rodovia Araraquara-Jaú, Km 1
Bairro dos Machados

19h – Audiência pública: Direitos LGBTQIA+, temos?
Local: Câmara Municipal
Rua São Bento, 887 – Centro

25 de novembro

19h – Saúde Integral LGBTQIA+
Local: Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+
Av. Espanha, 536 – Centro

26 de novembro

12h – Expobee
Local: Parque Infantil
Rua São Bento, s/n – Centro

27 de novembro

13h – 13ª Parada LGBTQIA+
Local: Parque Infantil
Rua São Bento, s/n – Centro

Deixe uma resposta