Pleito conta com Candidato NEGRO à Presidência

PT oficializa candidatura de Lula à Presidência da República durante convenção em São Paulo
26 de julho de 2022
B3 tem programa de treinamento em tecnologia para mulheres
26 de julho de 2022
Exibir todos

Pleito conta com Candidato NEGRO à Presidência


Péricles destacou a importância de todos os brasileiros poderem escolher democraticamente quem vai presidir o país ao longo dos próximos quatro anos.


O partido Unidade Popular (UP) oficializou no domingo, 24, em convenção nacional, na a escolha do militante Leonardo Péricles (MG) para candidato a presidente da República. Como vice-presidente, foi oficializada a candidatura da dentista Samara Martins .
Esta é a primeira vez que o partido, criado em 2019, concorrerá em uma eleição presidencial.
O calendário estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê o período entre 20 de julho e 5 de agosto para a realização das convenções partidárias que oficializam as candidaturas. Após a convenção, o partido fica apto a registrar a candidatura no TSE. O prazo para o registro se encerra em 15 de agosto.
Leonardo Péricles é o único homem negro entre os candidatos a presidente. Nas eleições municipais de 2020, a UP foi a legenda com o maior número proporcional de candidatos negros (70%), segundo o TSE.
Leonardo Péricles afirma que a chapa do Unidade é a “verdadeira” candidatura de esquerda nas eleições deste ano. Os primeiros esforços para a criação do Unidade Popular surgiram em 2014, com integrantes de movimentos sociais insatisfeitos com as demais legendas de esquerda.
O partido participou da última disputa municipal, em 2020, mas não elegeu nenhum candidato. Nessa eleição, Leonardo Péricles concorreu como candidato a vice-prefeito de Belo Horizonte (MG), na chapa de Áurea Carolina (PSOL). Eles ficaram em quarto lugar, com 103.115 votos.
Leonardo Péricles começou a se aproximar da política em movimentos estudantis no início dos anos 2000. Anos depois, passou a integrar o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). Em 2008, disputou uma vaga na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Obteve 654 votos e não se elegeu. Agora busca outros horizontes .

Fonte: União Popular

Deixe uma resposta