Mandetta desiste de ser candidato à Presidência da República

Banco Central regulamenta novas modalidades do Pix
28 de novembro de 2021
União Europeia autoriza entrada de turistas vacinados com CoronaVac
28 de novembro de 2021
Exibir todos

Mandetta desiste de ser candidato à Presidência da República

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

União Brasil pode acabar ficando sem pré-candidato a presidente. Confira também o atual cenário dentro do PSDB, PSD, PL, Podemos e UP

Apresentado como um dos possíveis candidatos presidenciais das eleições do ano que vem, Luiz Henrique Mandetta decidiu nesta semana desistir de sua candidatura à Presidência da República.

Após conversa com o presidente de seu partido, o Democratas, Mandetta teria decidido tentar disputar uma vaga para o Legislativo, onde iniciou sua carreira política.

Isto porque, antes de ser Ministro da Saúde do governo Bolsonaro, cargo que ocupou entre janeiro de 2019 e abril de 2020, o médico foi eleito deputado federal pelo estado do Mato Grosso do Sul em 2010 e 2014.

Com a desistência de Mandetta, o União Brasil, partido que está sendo formado a partir da fusão do DEM com o PSL, corre o risco de ficar sem postulantes ao Planalto. Os outros dois presidenciáveis destas legendas, Rodrigo Pacheco e José Luiz Datena, migraram para o PSD.

Também nesta semana houve a confirmação do nome que disputará as eleições presidenciais pelo PSDB. Após um processo turbulento de votação de prévias internas, os tucanos decidiram escolher o atual governador de São Paulo, João Doria, para essa disputa.

Outro nome confirmado para 2022 é o de Sergio Moro, que recentemente se filiou ao Podemos. Já o Unidade Popular (UP), único partido registrado oficialmente no TSE desde que Bolsonaro foi eleito, confirmou há uma semana o nome de Leonardo Péricles como pré-candidato.

No topo das pesquisas, seguem o ex-presidente Lula, pelo PT, e o atual Presidente da República, Jair Bolsonaro, que deve se filiar ao Partido Liberal (PL) na próxima terça-feira (30).

Texto: Victor Gandin

Leia também: Cerimônia de filiação de Bolsonaro ao PL, prevista para o dia 22, foi adiada

Victor Gandin
Victor Gandin
Acompanhe a política de Matão através de notícias, vídeos e análises exclusivas.

Deixe uma resposta