Três médicos residentes em clínica médica e um em ortopedia e traumatologia receberam certificados
No dia 22 de março de 2023 o Hospital Carlos Fernando Malzoni realizou a primeira formatura de médicos residentes.
As médicas Bruna Tessaroli Vaccarelli, Mirian Regina de Bonito e Caroline Sousa Barbosa Caruzo receberam certificado de formação em residência médica em clínica médica, e o médico Carlos Eduardo Ruis Mondini recebeu certificado de formação em residência médica em ortopedia e traumatologia.
A cerimônia foi realizada no anfiteatro do Hotel Matão by Mercure, e contou com a presença do Prefeito Aparecido (Cido) Ferrari, da diretoria do HCFM representada pelo seu diretor-presidente João Marchesan e esposa Maria de Lourdes Bottura Marchesan, Roberto Cadioli e José Carlos Chiozzini. A superintendente do HCFM Denise Minelli e o marido, Dr. Cesar Minelli, Coordenador da COREME – Comissão de Residência Médica, Dra. Liliana Tiemi Ujikawa – Supervisora do Programa de Residência Médica em Clínica Médica, Dr. Paulo Augusto Bernardi, Assessor Jurídico do HCFM, a Gerente Educacional do Centro de Ensino e Pesquisa (CEP), Ana Claudia Rodrigues de Souza, médicos, colaboradores, e familiares dos formandos. A imprensa também esteve representada pelo Jornal A Comarca, Jornal Momento Interior, e a Rádio Educadora de Matão.
Dr. Paulo Bernardi foi o cerimonialista da solenidade.
A mesa de honra foi composta por João Marchesan, Cido Ferrari, Denise Minelli, César Minelli, Dra. Liliana Tiemi Ujikawa e Ana Claudia Rodrigues de Souza.
A abertura da solenidade foi realizada pelo Dr. César Minelli, seguido pelo discurso da Residente, Dra. Mirian Regina de Bonito, oradora da Turma 2023. A coordenadora da residência de Clínica Médica, Dra. Liliana Ujikawa, também fez uso da palavra. Em prosseguimento, o Dr. Minelli confirmou a outorga do grau, quando foram entregues os certificados aos formandos.
As duas especialidades não tiveram dúvidas em nomear suas turmas com os nomes de seus coordenadores: Turma “Dra. Liliana Tiemi Ujikawa para Clínica Médica”, e Turma “Dr. Edson Bergamaschi” para Ortopedia e Traumatologia.
Momento de Homenagens
Para homenagear a Mestra Dra. Liliana Tiemi Ujikawa nome da 1ª turma Residência Médica em Clínica Médica, a Residente Dra. Caroline Sousa Barbosa Caruzo entregou uma lembrança. Para homenagear o Mestre Dr. Edson Bergamaschi nome da 1ª turma de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia, o Residente Dr Carlos Eduardo Ruis Mondini entregou uma lembrança para o Dr. Edson Bergamaschi.
Os Residentes de Clínica Médica também homenagearam colegas que se destacaram: a enfermeira Tuane Carregari e a técnica de enfermagem Patrícia Aparecida Cardoso. Já, pela Residência de Ortopedia e Traumatologia foram homenageados o técnico de enfermagem Emerson Luiz de Lima e a enfermeira Marta de Jesus Ramos Pelegrini.
Ao final das homenagens, foi o momento dos discursos, primeiramente Denise Minelli, seguido pelo Prefeito de Matão, Cido Ferrari, e finalmente João Marchesan. Antes do discurso final, o Dr. Paulo Bernardi mencionou e agradeceu as parcerias entre o Hospital e a Prefeitura de Matão, a UNIARA e a Santa Casa de Araraquara. Finalmente o Dr. César Minelli – Coordenador da COREME de Matão proferiu o discurso final.
Depoimentos
O formando Dr. Carlos Eduardo Ruis Mondini formou-se em fisioterapia em 2003, atuando na área até 2011, e em 2012 iniciou curso de medicina. Ao formar-se, ingressou no HCFM, quando resolveu ingressar na residência médica em ortopedia. Mondini continua no corpo clínico do Hospital de Matão. “Estou muito feliz por estar terminando esta etapa. Concluímos com sucesso! A minha satisfação é imensa, porque a gente vê que vai vencendo na vida. Existem os momentos difíceis, mas são situações que a gente vence, com a ajuda de Deus”. Para os novos residentes ele recomenda: “No início é sempre muito complicado. A gente sai de uma área de conforto, principalmente no primeiro ano. Com paciência, sabedoria, confiança, se apegando naquilo que gosta, e ter a certeza de que tudo vai dar certo”.
A formanda Dra. Caroline Sousa Barbosa Caruzo vai continuar em Matão, e já faz parte do corpo clínico do HCFM. Adora trabalhar com emergência, e pretende obter mais uma graduação em pneumologia. “Hoje é um dia muito especial para mim. Foram dois anos de bastante aprendizado, enriqueceu muito o nosso conhecimento, foi gratificante passar por esse período, com ótimos profissionais no Hospital, foi um ensino de excelência, A gente sai com uma carga de ensino gratificante mesmo, para podermos tratar ainda melhor os nossos pacientes. Só tenho a agradecer por esses dois anos a todos os profissionais que participaram do nosso ensinamento. Recomendo aos novos residentes para que se mantenham firmes na caminhada, porque realmente é muito puxado e cansativo. Tem dias que a gente acha que não vai dar conta, mas não desistam, porque toda a vitória vem de lutas, e no final vale muito a pena. É gratificante ver o quanto nós crescemos nesse período de dois anos.”
Dra. Bruna Tessaroli Vaccarelli é de Bariri-SP, e irá retornar para a sua cidade natal, onde estão os seus familiares, continuará trabalhando e estudando, e pretende uma nova especialização em pneumologia. Com essa formatura em residência médica no HCFM, Bruna diz que “é um sentimento de felicidade e muita gratidão por tudo, principalmente por mais uma etapa concluída depois de tantas batalhas”. Para os novos residentes ela recomenda: “Não desistam! No começo é difícil, como para todos, mas aprendemos muito. Se olharmos para trás, percebemos que evoluímos muito. Sempre pensar no objetivo final, porque vai dar tudo certo”.
Dra. Mirian Regina de Bonito, que também faz parte do corpo clínico do Hospital na área da UTI:“É uma alegria, este momento é único, uma batalha. Foram 2 anos de aprendizado e conhecimento. Dois anos, todos os dias no Hospital, com os professores nos orientando e nos ajudando. Tivemos dias bons, dias mais difíceis, mas nos deram outra visão como médico, como ver o paciente, como atendê-lo e diagnosticá-lo melhor. O Hospital trouxe pra gente todo o suporte e ensino, nos ajudou em todas as etapas, só tenho a agradecer a todos! Dica para os novos residentes; “Sempre pedir ajuda, sempre aproveitar tudo o que o hospital oferece em todas as áreas. Vale o interesse do aluno, porque o Hospital oferece todos os estágios, e quando a gente tem interesse e força de vontade, a gente consegue chegar lá e fazer o nosso melhor”
João Marchesan, presidente do HCFM, disse em seu discurso que “nesses mais de 30 anos como voluntário trabalhador do Hospital Carlos Fernando Malzoni, posso dizer que vivenciamos muito momentos difíceis e desafiadores, mas também de muitas conquistas. Hoje é um daqueles dias em que comemoramos um momento de conquista: A primeira formatura de residência médica do nosso Hospital. O centenário Hospital de Matão continua honrando a sua história de excelência, por isso, desejamos que os formandos tenham sucesso nas suas novas jornadas!”
Denise Minelli disse que “é um momento de muita alegria para nós. É um sonho realizado. É o sinal de que o nosso hospital amadureceu. Ele está pronto para formar pessoas. Nós recebemos várias visitas do MEC – Ministério da Educação, para podermos credenciar a Residência Médica no nosso Hospital. Existem vários critérios para conquistarmos esse credenciamento, e nós fomos aprovados em todos. É muito importante formarmos especialistas. É a continuidade e garantia do nosso trabalho podermos formar profissionais especializados. É uma satisfação imensa, e um grande legado que estamos deixando para o nosso Hospital”.
Dr. César Minelli, Coordenador da COREME – Comissão de Residência Médica de Matão, “o objetivo da residência médica é aperfeiçoar o conhecimento médico em uma especialidade, para que possa exercê-la em sua vida profissional. Com essa cerimônia nós concluímos a formação de três médicas na clínica médica e um médico em ortopedia. Estamos concluindo essa etapa entregando uma boa formação, lembrando que a residência é um contínuo na vida do médico, ou seja, os profissionais devem continuar estudando, pautando suas decisões na medicina baseada em evidências, participando de congressos, lendo diretrizes, e trabalhos na área médica com espírito crítico, para que suas decisões sejam baseadas em medicina de evidência. Quando um hospital tem uma residência, é sinal de que a instituição atingiu a maturidade. Começa com a assistência, depois passa para a pesquisa, e finalmente vem a residência, quando tudo está funcionando bem. Assim o hospital tem as condições necessárias para formar um profissional em determinada área. Estamos muito satisfeitos pelos resultados que tivemos, pelos aprendizados que eles mostraram no final da residência. Acreditamos que eles serão excelentes médicos, que irão ajudar muito àqueles que dependem desse conhecimento. Essa residência vai ser um auxílio na formação de outros profissionais. Nós já estamos com outras turmas de residência cursando, tanto na clínica médica como ortopedia. Isso vai ser uma referência na região, para que nós, profissionais, possamos conquistar uma especialidade”.
Dr. Edson Bergamaschi, Supervisor do Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia, disse que “Com muito orgulho e satisfação completamos a primeira turma da residência médica de ortopedia e traumatologia. Durante três anos o Dr. Mondini esteve com a gente fazendo a residência médica em ortopedia. Foi uma experiência muito grande, tanto da minha parte, como para os outros colegas que orientaram esta residência. Aprendemos muito, e agora já começou um outro colega, que está iniciando a residência. Serão mais 3 anos. Vamos melhorar e inovar, sem dúvida nenhuma, o que aprendemos. Agradecemos ao Hospital de Matão pela retaguarda, e estamos preparados para mais este desafio.”
Fonte: HCFM