Fórum de Cultura dos Indígenas debateu sobre a importância dos ‘Povos Originários’

Hospital de Matão participa da Pesquisa CV-Genes
22 de abril de 2023
Câmara realizará Audiência Pública para debater a segurança nas escolas de Matão
22 de abril de 2023
Exibir todos

Fórum de Cultura dos Indígenas debateu sobre a importância dos ‘Povos Originários’

A Casa da Cultura foi palco de histórias contadas em rodas de conversa, livros disponibilizados, rituais de danças e objetos de arte de nativos brasileiros, envolvendo estudantes e público em geral.

Nesta semana em que se comemora o ‘Dia dos Povos Indígenas’ (19/04), a Prefeitura de Matão, através da Secretaria de Educação e Cultura realizou o ‘Fórum’, que reuniu grupos étnicos para diálogos sobre a importância da valorização em reforço a identidade nativa brasileira, nos dias 14, 17, 18 e 19 de abril.

“Consideramos importante receber em nosso município os grupos indígenas para conversar sobre suas culturas, pois somos um povo miscigenado, com raízes europeias, africanas e principalmente indígena. Conhecer a cultura indígena significa valorizar nossa ancestralidade. Parabéns a todos que participaram e contribuíram com o Fórum!” Salientou o prefeito, Cido Ferrari.

O evento contou com a visitação e participação de estudantes e professores da rede pública municipal, sendo que o Ensino Fundamental da Escola Municipal Adelino Bordignon foi desafiado a produzir um ‘trabalho’ sobre ‘Cultura Indígena’.

Na segunda-feira (17/04) houve uma ‘Roda de conversa’ mediada pela autora do livro ‘Os povos nativos’, Nimuemdaju Oliveira. A matonense assina a obra em parceria com o poeta Eduardo Waak e seu filho que também é ilustrador, Ipojucã Villas Boas.

“Falei para os jovens presentes sobre o processo de criação da obra, a importância desta para a literatura indígena, pois temos pouco acervo literário no Brasil e se faz necessário compartilhar nossas raízes com as gerações futuras”, relatou a autora.

Ainda no dia (17/04) o casal indígena, Fabiana Damaceno e William Adilson da Aldeia T.I. Vanuire, conversou com os jovens estudantes e professores da Escola Municipal Adelino Bordignon sobre ancestralidade e Cultura Indígena Krenak’.

Saiba mais: https://bit.ly/3mUSgnn

Deixe uma resposta