Feiras livres buscam atrair consumidores com variedade em produtos

TSE libera campanha de prevenção à varíola dos macacos
17 de agosto de 2022
TSE deve definir prazo adicional para fim da inspeção das urnas por militares
17 de agosto de 2022
Exibir todos

Feiras livres buscam atrair consumidores com variedade em produtos

Em Matão existem 9 Feiras livres, sendo que três delas, envolvem maior número de expositores e produtos: a Feira do produtor rural, Feira do Bosque e Feira do Bairro Alto.

A Feira do produtor rural, ocorre às quartas-feiras, a partir das 15h, na parte externa do Ginásio de Esportes Décimo Chiozzini e, além da variedade em verduras, legumes e frutas, os feirantes apostam nas novas bancas de doces artesanais em compotas; salgados e polpa de frutas; pão e bolos ‘caseiros’; plantas conhecidas como ‘suculentas’; flores e mudas. Os expositores são pequenos produtores rurais que sobrevivem da colheita e venda dos produtos, por isso dependem do público consumidor para manterem a oferta.

Criada durante o Governo do prefeito Chico Dumont, entre os anos de 2013 à 2016 (Lei 4.903/2015), a ‘Feira do produtor rural’ tem o objetivo de ajudar os assentados em programas de reforma agrária ou proprietários de imóvel rural, a escoarem seus produtos de hortifrutigranjeiros e gêneros agroindustriais.

Já as demais Feiras livres espalhadas por todo município funcionam com base na Lei Municipal 4.119/2010, que trata do ‘Código de Posturas’ a ser cumprido pelos feirantes, permitindo-lhes vender uma diversidade de produtos.

Feira do jardim do Bosque: ocorre aos domingos das 6h às 12h, na Avenida São Paulo com Avenida Francisco Mastropietro. Nesta, são vendidos produtos diversos: frutas, legumes, grãos e outros produtos de hortifrutigranjeiros. Há também, barracas de salgados, bolos, doces e bebidas.

Feira do Bairro Alto: na Avenida Campos Sales, aos sábados das 6h às 12h, oferece produtos diversos, sendo os principais, frutas, legumes e verduras.

Feira jardim Popular: Avenida Mato Grosso do Sul, à tarde, 2 feirantes.
Feira jardim Santa Rosa: Rua Aristodemo Pompeu Lanza, à tarde, terça-feira, 2 feirantes.
Feira jardim Buscardi: Rua Itápolis, quarta-feira, à tarde, 8 feirantes.
Feira jardim São José: Avenida Sebastian Alcausa Fernandez, quarta-feira, à tarde, 1 feirante.
Feira jardim Pereira: na praça Antônio Pereira, manhã, quinta-feira, 4 feirantes.
Feira jardim Primavera: Avenida Luiz Rodrigues Esteves, à tarde, ao lado Igreja São Francisco, 1 feirante.

De acordo com a Casa da Agricultura de Matão, as Feiras livres são importantes para o desenvolvimento do município, porque a compra e venda fazem movimentar a economia sustentável, além de promover a tradição cultural, cuja manutenção depende da escolha do público consumidor, tanto pessoas físicas, quanto jurídicas, incluindo donos de restaurantes, ‘marmitarias’ e ou lanchonetes.

Para mais informações, ligue na Prefeitura/Setor de Fiscalização (16) 3383-3107 ou na Casa da Agricultura, (16) 3382-4076 e 3382-1213, Avenida 15 de Novembro, 320, Centro.

Fonte: AIP

Os comentários estão encerrados.