Educação Financeira – Quando as contas não fecham

Foto: Victor Gandin
IBGE atualiza estimativa populacional do município de Matão
2 de setembro de 2021
Dramaturgia brasileira perde mais um ícone
3 de setembro de 2021
Exibir todos

Educação Financeira – Quando as contas não fecham

Com combustível, energia elétrica e outras despesas inadiáveis com os preços nas alturas, mais do que nunca é preciso aplicar a educação  financeira. Isso vale para o cidadão e empresas. E é muito fácil praticar, basta seguir quatro regras básicas.

REGRA 1 – Antes de comprar faça três perguntas  : Precisa ser agora, Tenho dinheiro, Preciso mesmo disso ?  Se pelo menos uma resposta for negativa, vença a tentação.

REGRA 2 – Estabeleça  Objetivos . Com objetivos fica mais fácil não gastar de forma desnecessária.  Você  precisa  ter um foco, uma meta real que te motive,  que que te force a poupar algo todo mês. A troca do celular, uma viagem ou algo mais ousado como a troca do carro.

REGRA 3 – Planejamento financeiro. Com ele você enxerga pra onde estão indo seus gastos. Consegue ver as compras desnecessárias que atrapalham suas finanças. Isso pode ser feito das mais variadas maneiras. Por aplicativo, planilha ou até mesmo em uma agenda. O importante é que faça. Vai te ajudar a elencar prioridades sem sacrificar as coisas que você realmente gosta e precisa.

REGRA 4 – Primeiro ganhe, depois gaste. Não entre no círculo vicioso de já comprometer suas receitas antes mesmo de ter o dinheiro em mãos .  Cartão de crédito é bom, desde que você quite totalmente o saldo da fatura dentro do mês. 

Tomando essas quatro atitudes vai ficar muito mais fácil sua gestão financeira e os resultados vão aparecer rapidamente. Você vai se surpreender.

Sérgio Oliveira – Analista Econômico

Deixe uma resposta