Coordenadora do curso de Pedagogia presencial da Uniara fala sobre o Dia Internacional do Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais, e o Dia Internacional do Surdo

Foto: Victor Gandin
Câmara comunica mais uma audiência pública
30 de setembro de 2021
Você conhece a Lei 14.181/2021? A chamada “Lei do Superendividado”?
30 de setembro de 2021
Exibir todos

Coordenadora do curso de Pedagogia presencial da Uniara fala sobre o Dia Internacional do Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais, e o Dia Internacional do Surdo

A coordenadora do curso de Pedagogia presencial da Uniara, Adriana do Carmo Bellotti

Data é lembrada nesta quinta, dia 30

 Dia 30 de setembro é o Dia Internacional do Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais, e o Dia Internacional do Surdo. A coordenadora do curso de Pedagogia presencial da Universidade de Araraquara – Uniara, Adriana do Carmo Bellotti, conta como esse dia foi escolhido para destacar a conscientização em relação à importância do tema.

“Essa data foi escolhida, pois, neste mesmo dia, em 1880, ocorreu uma arbitrariedade contra a comunidade surda. Foi realizado um Congresso, em Milão, no qual foi criada uma lei para proibir a língua de sinais na educação dos surdos. Isso provocou um isolamento cultural e, consequentemente, a negação da cultura e da identidade surda. A comemoração desta data, então, festeja os avanços históricos dos surdos na conquista de seus direitos”, explica Adriana.

De acordo com Adriana, o dia 30 de setembro, proposto pela Federação Internacional de Tradutores em 1953 e reconhecido mundialmente pela Organização das Nações Unidas em 2017, também celebra o Dia Internacional do Tradutor. “No contexto da educação de surdos, destaca-se o profissional tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais – Libras, cuja função é ser o canal comunicativo entre surdos e ouvintes”, salienta.

Adriana aproveita para destacar que, na Uniara, os cursos de licenciatura oferecem a disciplina obrigatória de Libras aos estudantes, “e os demais cursos de graduação contemplam essa temática como disciplina optativa”. Em especial, no curso de Pedagogia presencial, a Libras constitui-se um diferencial na formação dos estudantes que atuarão em contextos escolares e não escolares”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Imprensa UNIARA

Deixe uma resposta