O evento contou com a participação de empresários e membros da comunidade negra matonense com objetivo de o Dia da Consciência Negra
No último sábado (20), em comemoração ao Dia da Consciência Negra, as empresas Agências Artêmis e 56K Soluções, com o apoio do Departamento de Cultura, realizaram o 1º Festival Afro empreendedores de Matão (FAMA). O objetivo foi divulgar o trabalho desenvolvido por empresários negros da cidade de Matão e da região.
O evento aconteceu no Espaço Agência Artêmis e 56K Soluções, localizado na Av. Jorge Cecheto, 688 – Nova Matão (ao lado da Praça da Abolição). Na oportunidade várias ações foram realizadas, tais como desfiles de modelos afro de Matão, apresentações musicais, roda de capoeira, cortes de cabelo, tranças, sobrancelhas, massagens terapêuticas, workshop de vinho, além de comidas típicas da cultura afro, dentre outras atividades.
Os empreendedores que marcaram presença foram Marquinhos Pezão Cabelereiro, Robert da Barbearia Garcia, Patrícia da empresa AfroBella da cidade de Araraquara, Daniela Sales da empresa Nana Nenê, Jéssica Monteiro joias e acessórios, Odila Sales do Acarajé, Hugo Thierry Terapias, Miro Pinturas, Facris Contabilidade e hamburgueria Dans Burguers (cuja renda adquirida no evento Fama, foi revertida para a Theodoros Burguer; alvo de pichações racistas em seu estabelecimento na cidade de Araraquara neste ano).
De acordo com o proprietário da 56K Soluções e, também, vice presidente da Associação Comercial e Empresarial de Matão, Luiz Sales, a ideia de realizar este evento Matão, vem há meses sendo desenvolvida. “Na minha trajetória eu tive a oportunidade de morar durante 18 anos na cidade São Paulo e 1 ano nos EUA. Na capital paulista participei de muitos grupos e comunidades relacionadas ao empreendedorismo, com isso, há alguns meses entrei em contato com a Agência Publicitaria Artêmis, quando discutimos os moldes e como seria realizado o evento. Posteriormente fizemos parceria com a Prefeitura Municipal de Matão e de prontidão gostaram da nossa ideia. Conversamos com empresários de nossa cidade para que o evento fosse bem diversificado, bem como trouxemos o workshop de harmonização do vinho, e assim, a empresária Raissa e sua mãe Cris, vieram da cidade de São Paulo para contribuir com o nosso evento” disse Luiz.
As atrações culturais foram: Os cantores Hélio Floriano, Victória Carvalho, Bruna e Bianca e, também, a roda de samba com o grupo da Casa, além da roda de capoeira do mestre Isaias. A realização do evento foi feita pela 56K Soluções Telefonia Avançada, Agência Artemis com apoio da TV Negritude, e Prefeitura Municipal de Matão e contou com os patrocinadores: Chic Mania, World Comunicação Visual, MultiDrogas Drogaria Bom Jesus, Associação Comercial e Empresarial de Matão, Empório F & R, Probiótica, Atacadão das Tintas, Oliê Doces, Le Cook, Day Timbres e Cores, Confecções Elite, Max Titanium, Palomax, Baby Chyque roupas infantis e Consigo Empréstimos.
Segundo os idealizadores do evento, já está sendo planejado o 2º FAMA – Festival Afro empreendedores de Matão para 2022.