Turma da Mônica apresenta nova personagem, a Sueli, primeira personagem surda

Cacau e seringueira são opções de negócio sustentável para produtores paulistas
1 de maio de 2022
Mulheres negras são 65% das trabalhadoras domésticas no país
1 de maio de 2022
Exibir todos

Turma da Mônica apresenta nova personagem, a Sueli, primeira personagem surda

Garota de 9 anos fará sua estreia nas redes sociais do Instituto Mauricio de Sousa durante as Surdolimpíadas de Verão

A primeira personagem surda da Turma da Mônica se chama Sueli. Ela tem 9 anos e é fã de esportes. Sua estreia será por meio de publicações nas redes sociais do Instituto Mauricio de Sousa em parceria com a 24ª Surdolimpíadas de Verão, evento esportivo internacional, sediada em Caxias do Sul (RS) entre 1º e 15 de maio.

A nova personagem se comunica por Libras (Língua Brasileira de Sinais), meio legal de comunicação e expressão dos surdos no Brasil. A proposta é que essa personagem aborde aspectos e temas comuns à comunidade surda, além de reforçar a importância da acessibilidade e da inclusão, ainda mais fundamentais nos dias de hoje.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), 5% da população brasileira, cerca de 10 milhões, têm alguma deficiência auditiva. – E todas elas poderão se sentir representadas por Sueli. A ideia de criação da personagem nasceu de uma vontade antiga do desenhista Mauricio de Sousa e, com a realização do evento olímpico, ganhou forma. “A Turma da Mônica já apareceu em várias histórias se comunicando em Libras. Há algum tempo eu pensava em trazer uma personagem surda para fazer parte da turminha. O fato de as Surdolimpíadas acontecerem pela primeira vez no Brasil foi um ótimo incentivo para que a Sueli finalmente nascesse”, afirmou Mauricio de Sousa, pai da Turma da Mônica.

Para elaborar a personagem, os estúdios da Mauricio de Sousa Produções contaram com a colaboração da organização da 24ª Surdolimpíadas e de professores da Derdic, instituição sem fins lucrativos, mantida pela Fundação São Paulo e vinculada academicamente à PUC São Paulo que atua na educação, acessibilidade e empregabilidade de surdos, e oferece atendimento clínico para pessoas de baixa renda com alterações de audição, voz e linguagem. Com a chegada da nova moradora do bairro do Limoeiro, a Turma da Mônica expande a representatividade de Pessoas com Deficiência (PcD), pois já possui personagens como Luca, cadeirante; Dorinha, deficiente visual; Tati, com síndrome de Down; e André, autista.

Em sua 24ª edição, a Surdolimpíadas de Verão vai receber atletas surdos de mais de 77 nacionalidades, que irão disputar diversas modalidades, sendo elas 20 masculinas e 18 femininas. É a primeira edição na América Latina e o maior evento poliesportivo já realizado no Rio Grande do Sul.

Eliana Saraiva, com informações do Instituto Mauricio de Souza

Deixe uma resposta