Terremoto de magnitude 7,5 atinge região amazônica do Norte do Peru

Obras do CEC - Centro de Educação e Cultura (Matão/SP) - Foto: Lucas Marcelino
Projeto de lei que visa dar maior transparência às obras da Prefeitura é aprovado
29 de novembro de 2021
Neymar sofre sério entorse no tornozelo esquerdo no jogo do PSG
29 de novembro de 2021
Exibir todos

Terremoto de magnitude 7,5 atinge região amazônica do Norte do Peru

Foto: Redes Sociais

Na província de Chachapoyas várias casas foram danificadas. Tremor é sentido no Brasil.

Um terremoto de magnitude 7,5 abalou a remota região amazônica do norte do Peru na manhã deste domingo (28) e foi sentido em Lima, capital localizada no centro do país, e no sul do Equador, causando danos a casas próximas ao epicentro, mas sem registro de vítimas.

O centro sismológico do Instituto Geofísico do Peru (IGP) disse que o terremoto teve uma profundidade de 131 quilômetros e que o epicentro estava a 98 quilômetros da cidade de Santa Maria de Nieva, na província de Condorcanqui. O distrito de Santa María de Nieva é uma região pouco habitada, à margem do rio Nieva, na fronteira com o Equador, mas há registros de residências destruídas pelo forte tremor.

O terremoto foi sentido em todo o centro e Norte do Peru. Alguns moradores deixaram suas casas por precaução, de acordo com reportagens de rádio e televisão locais.

Nenhum dano foi registrado ao oleoduto de 1.100 quilômetros da estatal Petroperu, que cruza a região amazônica peruana até a costa do Pacífico ao norte.

Walter Culqui, prefeito da cidade de Jalca Grande, na província de Chachapoyas, disse que várias casas foram danificadas, deixando três feridos leves. Parte da torre da igreja na área desabou, afirmou ele.

No vizinho Equador, o terremoto foi sentido em 19 das 24 províncias, com danos a algumas casas, mas sem registro de feridos, de acordo com o Serviço Nacional de Gerenciamento de Riscos e Emergências do Equador. Em Lima, a mais de 1.000 quilômetros ao sul do epicentro, o tremor foi sentido com menos intensidade, mas durou o suficiente para que a população saísse de casa em algumas regiões.

Um outro terremoto, de menor intensidade, foi registrado durante a madrugada na capital peruana, onde vivem cerca de 10 milhões de habitantes.

Tremor sentido no Brasil

O tremor provocado pelo terremoto no Peru chegou a ser sentido em cidades do Acre.  Os moradores de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Santa Rosa do Purus relataram sentir os tremores por volta das 6h.

Em outubro, um tremor de menor magnitude mas mais próximo à superfície, também no norte peruano, chegou a ser sentido em alguns estados do Brasil.

Localizado no Círculo de Fogo do Pacífico, região global de alta atividade sísmica gerada pelo encontro de placas tectônicas, o Peru está habituado a tremores.

Deixe uma resposta