Tecnologia: Aplicativos de dicionários de línguas indígenas estão disponíveis para celular

Ferroviária lança novo uniforme para 2023 em homenagem as excursões no exterior
15 de janeiro de 2023
Suzane Von Richthofen deixa prisão e vai cumprir pena em regime aberto
15 de janeiro de 2023
Exibir todos

Tecnologia: Aplicativos de dicionários de línguas indígenas estão disponíveis para celular

Estão disponíveis no Google Play versões de dicionários de línguas indígenas da plataforma Jaapim, nos idiomas Taurepang, Galibi-Marworno, Karipuna, Arutani, Moré-Kuyubim, Baniwa-Koripako, Sanöma, Guató, Ye’kwana, Sanöma e Kawahiva. A iniciativa é do Museu do Índio, órgão científico-cultural da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Os aplicativos são resultado de pesquisas sobre as populações indígenas no âmbito do projeto “Salvaguarda do Patrimônio Linguístico e Cultural de Povos Indígenas Transfronteiriços e de Recente Contato na Região Amazônica”, uma parceria entre a Funai, a Agência Brasileira de Cooperação, e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Desenvolvidos por esforço conjunto de uma equipe de pesquisadores indígenas, não indígenas e por sábios das comunidades, a criação dos dicionários demandaram organização de oficinas voltadas para a documentação das línguas, reunindo conhecimento tradicional e científico, na descrição de cada palavra, da fonética, na contextualização de seus usos e na gravação dos áudios.

O resultado é significativo para os indígenas, para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral. O projeto completo prevê a disponibilização de 15 aplicativos diferentes para celulares, uma plataforma web para hospedagem dos dicionários e 15 teclados, com os caracteres das línguas indígenas, que poderão ser usados para facilitar a comunicação via celular, além de gramáticas para cada língua pesquisada.

Assessoria de Comunicação/Funai

Deixe uma resposta