Tarcísio é empossado como governador de SP

Janeiro terá bandeira tarifária verde na energia elétrica, diz Aneel
1 de janeiro de 2023
Detran.SP divulga calendário de licenciamento para 2023
1 de janeiro de 2023
Exibir todos

Tarcísio é empossado como governador de SP

Em seu discurso de posse, ele agradeceu ‘ousadia’ de Bolsonaro e afirmou que dará atenção `a ‘demandas populares’. Após posse oficial da Assembleia Legislativa de SP, governador e vice, Felício Ramuth, seguiram para o Palácio dos Bandeirantes para a cerimônia de transmissão do cargo e posse dos 25 secretários que farão parte do 1º escalão do governo paulista em 2023.



Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi empossado na manhã deste domingo (1º) como governador de São Paulo pelos próximos quatro anos, após ter sido eleito em 30 de outubro com 13,4 milhões de votos.
Antes ele já tinha ocupado cargos na Controladoria Geral da União, no Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre), na Câmara dos Deputados e na Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), responsável pelo programa de privatizações, concessões e desestatizações.
Tarcísio deixou o cargo de ministro no início do ano para concorrer à sua primeira eleição pelo partido Republicanos. Casado com Cristiane de Freitas e pai de dois filhos, Tarcísio substitui Rodrigo Garcia, governador de abril a dezembro de 2022, e terá a missão de comandar o maior orçamento do Brasil, com R$ 317 bilhões aprovados para 2023. Em seu discurso de posse, Tarcísio reafirmou o seu compromisso de cumprir a Constituição.
Em seu primeiro discurso como governador na tribuna do plenário da Alesp, Tarcísio agradeceu à família e também ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por ter apostado em seu nome para representar o bolsonarismo na eleição para o governo de São Paulo. Frisou ainda que dará “atenção às demandas populares”, que deve ser o “grande direcionador da ação do estado”.
Tarcísio, em suas falas, enfatizou que a responsabilidade de governar um estado como São Paulo, que, se fosse um país, seria a 21ª economia do mundo e a 3ª economia da América Latina, é enorme. Ele observou que São Paulo só não é maior que a motivação de fazer a diferença e disse que “apesar da pujança, temos um estado desigual e a atenção às demandas populares deve ser o grande direcionador da ação do estado.”
O governador destacou também que irá “governar para todos”: “Entendemos o recado das urnas: vamos governar para todos, renovando a esperança de um futuro melhor, percebendo e explorando cada potencial do Estado, apostando na inovação, na tecnologia como arma poderosa para o crescimento e para a melhoria na prestação dos serviços”. E complementou dizendo que ele não o dono da verdade e não hesitará em dar passos atrás quando necessário.” Estamos extremamente cientes da nossa responsabilidade e comprometido com os acertos”, citou.
“É uma honra muito grande tomar posse na Assembleia Legislativa, a Casa do Povo, essência da representação democrática paulista. Aqui teremos o ambiente de diálogo para fazer de São Paulo um exemplo para o Brasil, em termos de políticas sociais, de sustentabilidade, de inclusão, de inovação, de luta pela segurança pública, pelo emprego, pelo desenvolvimento econômico e regional. Vamos trabalhar na construção de consensos, no convencimento por meio do trabalho técnico e da transparência, sempre respeitando as diferenças, sempre com uma atitude propositiva”, disse Tarcísio de Freitas.
Ao assinarem o termo de posse pelas mãos do presidente da Alesp, Carlão Pignatari (PSDB), governador e vice prometeram “cumprir e fazer cumprir a Constituição federal e a do estado, e observar as leis”. O mandato deles termina em 6 de janeiro de 2027.
Tarcísio é formado pela AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) e é graduado em engenharia – fortificação e construção pelo IME (Instituto Militar de Engenharia). O novo governador do Estado de São Paulo foi engenheiro do Exército Brasileiro e chefe da seção técnica da Missão das Nações Unidas para estabilização do Haiti.
Eliana Saraiva e Lucas Marcelino, com informações da ALESP.

Deixe uma resposta