Inmet explica que, devido a uma massa de ar frio no Sul e no Sudeste, haverá um declínio de temperatura durante a semana
A primeira semana de abril será marcada por chuvas concentradas do centro ao norte do país. O calor e a umidade favorecem a instabilidade do tempo e a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua mantendo os volumes de chuva nas faixas norte e nordeste do país. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo o Inmet, haverá chuva ao longo da semana em toda a faixa litorânea das áreas alongadas de baixa pressão, que favorecem a instabilidade e proporcionam chuvas de uma forma mais localizada. Já no centro-sul do país ainda há muita chuva para acontecer.
Vale destacar que o período é para estação Outono, que é uma estação de transição, o que significa que ainda ocorre aquela característica de verão com umidade e temperaturas que favorecem pancadas de chuvas principalmente na parte da tarde.
A pevisão para a região Sudeste alerta para as chuvas que ficam localizadas mais na parte oeste de Minas Gerais, mas também chove no sul e na capital Belo Horizonte. Em relação ao Espírito Santo e Rio de Janeiro, também ocorrem chuvas em forma de pancadas com trovoadas e rajadas de vento ao longo semana. Principalmente a partir da quarta-feira.
Cabe ponderar que em virtude a uma massa de ar frio no Sul e no Sudeste, haverá um declínio de temperatura durante a semana.
De acordo com nota publicada pelo Inmet, nas áreas produtoras do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, os níveis de água do solo poderão ficar em níveis satisfatórios. Entretanto, em áreas centrais da Bahia, Sergipe, Alagoas, mesmo que ocorram chuvas dentro da média, o armazenamento de água no solo poderá continuar baixo e impactar negativamente as culturas na região.
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira, 3, nas regiões brasileiras :
Região Sudeste: Previsão de nevoeiro no Rio de Janeiro, São Paulo nesta segunda-feira (3) e nas áreas sul e central do Espírito Santo, metropolitana de Belo Horizonte, Vale do Rio Doce; além do sul e sudoeste de Minas Gerais. Nas demais localidades do Sudeste, muitas nuvens com possibilidade de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura mínima fica em torno de 16ºC e a máxima prevista é de 31ºC. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 100%.
Região Norte: A segunda-feira,3, é de céu encoberto na região norte de Roraima. Há possibilidade de chuva e trovões isolados em todo o Norte, salvo a parte norte do estado de Roraima, onde fica apenas com muitas nuvens. A temperatura mínima fica em torno de 16ºC e a máxima pode chegar aos 37ºC. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 95%.
Região Nordeste: O dia continua chuvoso no Ceará nesta segunda-feira, 3 e a previsão do tempo é de céu encoberto com chuvas volumosas, podendo trovejar, em toda a região Nordeste. A temperatura mínima fica em torno de 16ºC e a máxima pode chegar aos 36ºC. A umidade relativa do ar varia entre 60% e 95%.
Região Centro-oeste: Nesta segunda-feira, 3, muitas nuvens com chance de chuva e trovões isolados estão previstas em todo o Centro-Oeste, com exceção da região sudoeste do Mato Grosso do Sul, onde fica ensolarado. A temperatura mínima fica em torno de 20°C, e a máxima pode chegar aos 36°C. A umidade relativa do ar varia entre 35% e 95%.
Região Sul: Segunda-feira , 3, em todo o Sul brasileiro com poucas nuvens com névoa úmida em todo o Sul do país. A temperatura mínima fica em torno de 8ºC e a máxima pode chegar aos 32°C. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 95%.
Fonte: INMET