Secretaria da Saúde de Matão solicita novas viaturas para o SAMU

Solange Sola (Foto: Arquivo Pessoal)
Presidente da ONG Amor sem Raça receberá Título de Honra ao Mérito
22 de setembro de 2021
Anvisa determina recolhimento de lotes da CoronaVac
22 de setembro de 2021
Exibir todos

Secretaria da Saúde de Matão solicita novas viaturas para o SAMU

Nesta quarta-feira (22), aconteceu uma reunião nacional remota com a coordenação do Programa SAMU, organizada pelo Ministério da Saúde, que abordou com representantes dos municípios, a possível substituição da frota do Programa. Atualmente, Matão possui cinco viaturas do Samu; duas unidades de reservas técnicas que têm mais de 10 anos de uso; uma unidade de UTI (Unidade de Suporte Avançado), com 5 anos de uso; e mais duas unidades de Suporte Básico, também com mais de 5 anos de uso.

Desta reunião participaram o Secretário da Saúde, Ademir de Souza, o diretor do Departamento de Saúde, Orivaldo Reguin (Faro), a enfermeira coordenadora do Samu, Maria Inês e a psicóloga e responsável pelo setor de planejamento de Saúde, Viviane Rocha.

O SAMU de Matão atende também as cidades de Dobrada, Santa Ernestina e Motuca, na realização de transferências inter-hospitalar, somando cerca de 600 atendimentos ao mês. Devido a considerável depreciação da frota, o município está pleiteando novas unidades que além de qualificar os atendimentos, garantem mais segurança e conforto aos atendidos e economia aos cofres municipais.

O prefeito Cido Ferrari disse que a renovação da frota do SAMU é necessária, pois trata-se de uma prestação de serviços vital para a população. “O atual Governo vem investindo muito na renovação de toda a frota, e estamos adquirindo novos veículos para todas as áreas. Porém, sabemos que os serviços de emergência e socorro precisam que sua estrutura seja de alta qualidade e muito bem equipada”, enfatizou.

De acordo com o secretário da Saúde Ademir de Souza, além de prestar bons serviços, os novos veículos possibilitarão mais segurança aos usuários. “Por isso estamos nos movimentando no sentido de buscar parcerias para a aquisição destas ambulâncias que no caso do SAMU, o Programa é do Ministério da Saúde. Portanto, participamos da reunião para reforçar o pedido à coordenação nacional e conseguir a liberação de novas unidades para atender a nossa e as demais cidades que são ligadas à central de Matão”, reforçou.

Segundo a enfermeira coordenadora do SAMU, Maria Inês, a Prefeitura mantém as viaturas em uso, com muitas manutenções. “São veículos que atendem as necessidades, mas devido ao tempo de uso e a quilometragem percorrida, as manutenções periódicas e demais consertos mecânicos acabam sendo constantes, o que de certa forma interfere na utilidade do automóvel. Com novas ambulâncias podemos diminuir estas despesas e ofertar mais qualidade neste tipo atendimento”, destacou.

Fonte: AIP

Deixe uma resposta