“Santa Folia” trouxe auto de Natal e música para público de idades diversas como atração de final de ano

“São Silvestre é prova que todo brasileiro sonha vencer”, diz atleta
30 de dezembro de 2022
Helena e Miguel lideram ranking de nomes de bebês em 2022
31 de dezembro de 2022
Exibir todos

“Santa Folia” trouxe auto de Natal e música para público de idades diversas como atração de final de ano

Foto: Cassia Manzi

O Núcleo Experimental de Artes Cênicas, da Escola Musica e Artes Danilo Gomez apresentou na Praça Dr. Sylvio de Mattos Carvalho (em frente ao Clube Sorema), o espetáculo “Santa Folia”. Na mesma noite Coro Infanto-Juvenil, sob regência de Danilo Gomez também encantou a plateia.

Com intuito de estimular a leitura, o conhecimento e habilidades, a Escola de Música e Artes Danilo Gomez inovou em 2022 trazendo mais uma vertente de aprendizagem em sua escola, que é o Núcleo Experimental de Artes Cênicas, cujo objetivo é resgatar e desenvolver hábitos culturais, transformando alunos em propagadores de cultura. Para tanto, utiliza como ferramenta a interpretação cênica, desenvolvendo a expressão oral e corporal por intermédio da dramatização, visto que, a prática teatral auxilia os alunos a fortalecerem a capacidade comunicativa, e deste modo, atuar coletivamente onde a pessoa está inserida.
O Núcleo de Artes Cênicas desenvolve suas atividades sob a orientação dos professores Ricardo Pereira e Danilo Gomez. Neste segundo semestre, para execução de um projeto experimental, os professores se pautaram no texto “O Mártir do Calvário”, do dramaturgo português Eduardo Garrido, escrito em 1902, e representado à exaustão, por todas as companhias de circo-teatro que perambulavam pelo Brasil nas cinco primeiras décadas do século XX.
Em parceria com o clube Sorema, a Escola de Música e Artes Danilo Gomez apresentou como uma das atrações de final de ano, o espetáculo “Santa Folia”, ocorrido na Praça Sylvio de Mattos Carvalho. Ricardo Pereira, professor de artes cênicas, salientou que o espetáculo trouxe como repertório musical, os folguedos (festa popular de caráter tradicional) e as tradições que, no interior de Minas Gerais, referem-se às comemorações do ciclo do Natal e da Semana Santa, associando-os à forma de interpretação circense, para extrair um sofisticado monumento às manifestações mais populares da cultura brasileira.
Sob a direção artística de Danilo Gomez e direção cênica de Ricardo Pereira, em uma proposta “abrasileirada”, harmonizando humor, poesia e dramaticidade, reelaborando com rigor estético a autenticidade e a singeleza da fé popular, o espetáculo atingiu o público pela emoção e o arrebatou ao expor o sentido profundo do auto natalino e da festa teatral. “Importante destacar que a montagem original foi realizada pelo Grupo Galpão (Companhia teatral fundada em BH em 1982, com base na tradição do teatro de rua), com o nome de “Rua da Amargura”, que obteve mais de vinte prêmios em diversas categorias. Foi eleito o melhor trabalho teatral exibido em 1994 no Rio de Janeiro e recebeu os troféus Sharp, Molière, Shell e Mambembe de “melhor espetáculo”. Sua carreira ultrapassou as duzentas e vinte apresentações, em vinte cidades de oito estados brasileiros e em mais sete países – Portugal, Espanha, Canadá, Costa Rica, Venezuela, Colômbia e Uruguai. Em abril de 2001, foi adaptado para um programa especial da Rede Globo de Televisão – “A Paixão Segundo Ouro Preto” (gravado no velho teatro e nas ruas da histórica cidade mineira)”, explicou Ricardo.
“Santa Folia”
Esse projeto, segundo Ricardo Pereira, objetivou inicial criar mecanismos diversos por meio da interpretação teatral e musical em um espaço criativo, seja em ambiente fechado ou aberto, despertando assim a sensibilidade do público para o nascimento de Jesus e os acontecimentos que o acercaram nesta data. “Apresentamos uma releitura da “Rua da Amargura” peça que retrata o nascimento e morte de Jesus Cristo. Baseando-se na primeira parte desta obra, o grupo trouxe o nascimento de Jesus”, ressalta o professor do núcleo de artes cênicas Ricardo Pereira.
“O Natal é uma das comemorações mais populares da nossa cultura, sendo marcado por festividades presentes em todo o Brasil. Dessa forma, nosso propósito principal foi buscar o resgate do real sentido desta data, que é a comemoração do nascimento do menino Jesus. Nessa mesma noite contamos com a apresentação do Coro Infanto-Juvenil da Escola de Música e Artes Danilo Gomez que entoaram canções natalinas, e, também com a apresentação da solista Ana Caruso. Oportunamente, agradeço a todos os envolvidos para essa realização, desejando votos sinceros de um Feliz Ano Novo”, finalizou Danilo Gomez.
Ficha Técnica
Elenco: Mariuce Barrios, Lygia Bovo, Ricardo Pereira, Claudinei Barboza, Susana Regina de Oliveira Lima, Sonia Agostinho, Danilo Gomez, Mariana Bovo Vidal e Ana Caruso.
Direção Cênica: Ricardo Pereira
Direção Artística: Danilo Gomez

Deixe uma resposta