Safra 2023 pode bater recorde na produção de trigo

Luzes são vistas no céu de Matão e de outras cidades da região
20 de junho de 2023
Prazo para Alistamento Militar se encerra no final do mês
20 de junho de 2023
Exibir todos

Safra 2023 pode bater recorde na produção de trigo

A estimativa é que seja produzido 183,9 mil toneladas do alimento apenas nesta safra

A produção goiana de trigo está prevista para atingir um marco histórico na safra de 2023, com estimativa de 183,9 mil toneladas. Segundo a análise da Gerência de Inteligência de Mercado da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), baseada nos dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgados no ultimo dia 13 de junho, esse volume representa o maior registrado na série histórica da cultura em Goiás, que teve início em 1982.
O recorde é impulsionado, principalmente, pelo aumento da área plantada de trigo no estado, que alcança 80,0 mil hectares na safra atual, também a maior já registrada.
Para o analista de safras do trigo, Élcio Bento, a produção de trigo tem dobrado nos últimos anos, trazendo vantagens para o produtor que começa a ganhar com a produção do alimento.
Ele defende que o número de produção para o estado de Goiás, este ano estima uma safra de 12 a 12,5 milhões de toneladas. O ano passado foi 11,2 milhões. Desta foram o estado teria ganho de 1 milhão de tonelada, mas ao analisar um histórico um pouco mais longe, uma produção cheia no Brasil, no máximo a 5, 6 anos atrás era uma produção de 6 a 7 milhões de toneladas, então Goiás está praticamente dobrando a produção de trigo.
Comparado ao ciclo anterior (2022), o volume estimado para a produção goiana de trigo na safra atual representa um crescimento de 36,2%. A área plantada projeta uma expansão de 33,3%.
Os dados do 9º Levantamento da Safra de Grãos da Conab reafirmam Goiás como o terceiro maior produtor do país, atrás apenas de Mato Grosso e Paraná. O relatório indica que as lavouras goianas devem entregar 31,0 milhões de toneladas de grãos na Safra 2022/2023, representando um aumento de 7,6% em relação à safra anterior.
Além disso, observa-se crescimento na área plantada e na produtividade média, com uma área total de 7,1 milhões de hectares destinados aos grãos e um rendimento médio de 4,4 toneladas por hectare, um avanço de 1,7% e 5,8% em relação à safra anterior, respectivamente.
A Conab também aponta que Goiás continua sendo o maior produtor nacional de sorgo, com 1,3 milhão de toneladas, e de girassol, com 48,7 mil toneladas. No que diz respeito às principais culturas, o estado se destaca como o terceiro maior produtor de soja (17,7 milhões de toneladas), o quarto maior produtor de milho (11,3 milhões de toneladas) e feijão (281,3 mil toneladas), e o quinto maior produtor de algodão (122,4 mil toneladas).

Deixe uma resposta