Rotary Club de Matão entrega kit composteira doméstica à Câmara Municipal

Feijoada Solidária no Jardim Paraíso
14 de julho de 2022
Aluna da Escola de Música Danilo Gomez é aprovada na UFSCAR
15 de julho de 2022
Exibir todos

Rotary Club de Matão entrega kit composteira doméstica à Câmara Municipal

Foto: Câmara Matão

Cerca de 300 kits já foram implantados no município de Matão

A Câmara Municipal de Matão recebeu na noite de segunda-feira (11), a presença de membros do Rotary Club de Matão, que na oportunidade apresentaram aos vereadores o projeto “Rota de Compostagem”. Na ocasião, o Zelador Ambiental e Coordenador do Projeto, rotariano José Oliveira, fez uso da palavra para explanar sobre o assunto e apresentar os prêmios que a entidade matonense recebeu em virtude do projeto.

O “Rota de Compostagem” teve início no mês de setembro de 2020, quando contemplou 10 famílias na primeira etapa do projeto e, atualmente, cerca de 300 kits composteiras doméstica foram implantadas no município de Matão. O kit conta com duas caixas apropriadas, humus (terra vegetal) e as minhocas, principais responsáveis pelo processo de compostagem, o qual transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, podendo ser utilizada na agricultura, em jardins e em plantas, substituindo o uso de produtos químicos, além de contribuir para a redução dos gases do efeito estufa.

Outras cidades do Brasil também já implantaram o projeto “Rota de Compostagem” do Rotary Club, além de Matão, as cidades de Araraquara, Dobrada, Santa Ernestina, Taquaritinga, Jaboticabal, Olímpia, Limeira, Campinas, São Paulo, Ituverava, São Joaquim da Barra, Olinda – PE, Cosmópolis, Mogi Mirim, Igarapava, Votuporanga e Piracicaba, além dos países como Argentina, México, Colômbia, Venezuela, Peru e Equador.

A presidente da Câmara, vereadora Ana Mondini, informou que irá convocar uma audiência pública para tratar sobre a implantação deste projeto nos espaços públicos como, por exemplo, escolas, creches e os demais órgãos públicos municipais.

De acordo com dados obtidos através das pesquisas realizadas pelo Rotary, a cidade de Matão, produz 60 toneladas de lixo ao dia, totalizando 21.600 toneladas ao ano, sendo que 60% desse lixo é produzido pela compostagem (vegetais). O Rotary Club de Matão também está disponível para inserir o projeto em órgãos públicos, escolas e empresas do município, como ação de educação ambiental. Para mais informações entre em contato através do telefone 19 98249-8206.

Deixe uma resposta