Rodrigo Pacheco assume temporariamente a Presidência da República

Previsão do tempo nesta sexta-feira (06)
6 de maio de 2022
Comércio de Matão Terá Horário Especial Para o Dia das Mães
6 de maio de 2022
Exibir todos

Rodrigo Pacheco assume temporariamente a Presidência da República

Jair Bolsonaro visita a Guiana nesta sexta feira. Vice-presidente e presidente da Câmara também viajam

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), assume a Presidência da República nesta sexta-feira, 6 . Com as viagens do presidente da República, Jair Bolsonaro, do vice-presidente, Hamilton Mourão, e do presidente da Câmara, Arthur Lira, todas nesta sexta-feira, o comando da nação recai sobre o presidente do Senado, terceiro na linha de sucessão presidencial.

Rodrigo Pacheco afirmou que foi comunicado pela Casa Civil, também pelo Gabinete de Segurança Institucional, a respeito da viagem do senhor presidente da República à Guiana. E aí, naturalmente, nessa linha sucessória, também com viagens internacionais do vice-presidente da República e do presidente da Câmara, Arthur Lira, cabe ao presidente do Senado fazê-lo.

Segundo Pacheco, não está prevista a assinatura de nenhum ato ou medida. Será apenas, como Pacheco mesmo disse, “o cumprimento de uma obrigação constitucional”. Bolsonaro viaja para Georgetown, na Guiana, para participar de uma agenda oficial na próxima sexta. Ele deve voltar ao Brasil no mesmo dia, com previsão de chegada a noite.

Mourão irá para o Uruguai e Lira viajará para os Estados Unidos. “Temos contato no Uruguaicom o presidente, o vice-presidente e empresários. Tem as agendas da questão da navegação na Lagoa Mirim, o aeroporto de Rivera [situados na fronteira entre os dois países. Tem boas agendas para conversar lá. Tudo em Montevidéu”, disse o Mourão.

O presidente da Câmara embarcará para Nova York. As agendas de Lira nos Estados Unidos não foram divulgadas. data de retorno destes não foi anunciada.

Eleições

Mourão e Lira objetivam se candidatar nas eleições de outubro. O vice-presidente, que se filiou ao Republicanos em março, é pré-candidato a uma vaga no Senado pelo estado do Rio Grande do Sul. Já o deputado tentará a reeleição para a Casa que atualmente preside.

Se assumissem a principal cadeira do Palácio do Planalto agora, com menos de seis meses para as eleições, ambos seriam impedidos de concorrer às funções que almejam no Legislativo, de acordo com especialistas.

O artigo 14 da Constituição prevê que presidente, governadores e prefeitos podem tentar uma única vez a reeleição e, se desejarem disputar outro cargo, devem renunciar até seis meses antes da eleição.

Eliana Saraiva, com informações da Voz do Brasil .

Deixe uma resposta