Com o objetivo de discutir novas propostas para a área e levar alguns detalhes sobre medidas que visam promover o fortalecimento da cultura da nossa cidade, o prefeito Cido Ferrari esteve representado do diretor do Departamento de Cultura, Juliano Jacopini e da gerente de Formação Cultural, Simone Marcondes, em alguns encontros em Brasília (DF). Os responsáveis da área que tiveram a oportunidade de apresentar alguns dos projetos culturais da Prefeitura de Matão, estiveram com duas parlamentares e com a Ministra da pasta, Margareth Menezes.
No encontro, a Ministra recebeu um ofício prefeito Cido Ferrari, que contextualizou a história e valorização do Governo Municipal à cultura local e solicita parcerias com a União. “Nos últimos anos, graças à competência e conhecimento das nossas equipes, Matão tem alcançado mais visibilidade dos projetos que servem como modelo para outros lugares do nosso país. Somos reconhecidos pela festa de Corpus Christi, e temos uma grande diversidade de projetos e eventos de uma cidade multicultural. Acredito que estas visitas gerem grandes frutos, e que possamos alcançar novos investimentos”, afirmou.
Em reunião no MinC com Rafael Maximiliano – Chefe de Divisão de Acessibilidade Cultural, Mariangela Andrade – Coordenadora Geral de Formação Artística Cultural e Binho Riani Perinotto – Coordenador Geral de Assistência Técnica a Estados Distrito Federal e Municípios, os gestores locais apresentaram o Programa TEIA – Território de Educação, Intercultura e Arte, que foi reconhecido como programa modelo, podendo vir a ser convidado em ser apresentado no Sistema Nacional de Cultura.
Ainda no MinC, junto à Subsecretária de Espaços e Equipamentos Culturais, Cecília Sá e do Coordenador de Articulação, Sandro Moura houve a articulação com o setor responsável pelo CEU das Artes, pleiteando nova unidade para o município.
Da agenda, a viabilização de verba para a construção do teatro do CEC (Centro de Educação Complementar), desponta como sendo um projeto que passa a ser encaminhado – junto ao MinC – à Funarte – Fundação Nacional de Artes.
“O atual Governo tem uma visão mais ampla e compreende que a Cultura é um elemento que influência a transformação das pessoas. O Ministério da Cultura possui um conjunto de programas que buscam fomentar o desenvolvimento da cultura nacional, como o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), a Fundação Nacional de Artes (Funarte), e outros. Através destes fundos de investimentos e incentivos, podemos oferecer novas oportunidades e experiências às pessoas”, avaliou o diretor de Cultura, Juliano Jacopini.
Já com a Deputada Federal Juliana Cardoso e com a assessoria da Deputada Erika Hilton, foram pleiteadas emendas parlamentares para os pontos municipais de cultura, a fim de ampliar o acesso nos espaços de vulnerabilidade social da cidade, com oferta formativa em arte, através de atividades culturais do Programa TEIA.
“O TEIA tem a missão de estimular a criatividade, a difusão e o acesso às artes e à cultura, promovendo a educação e a formação artística e cultural do público e a valorização dos nossos artistas, bem como desenvolve ações voltadas para a preservação do patrimônio cultural e histórico. Ele reflete exatamente os propósitos da administração municipal. Estamos confiantes e acreditamos que através deste importante espaço de diálogo entre as representatividades do Governo Federal, a Cultura de Matão se fortaleça ainda mais ”, concluiu a gerente de Formação Cultural, Simone Marcondes.
Fonte: AIP