Rede municipal de ensino realiza projeto “Arte Solidária” com autores

Previsão do tempo nesta quinta-feira (11)
11 de agosto de 2022
Arena Sertaneja Solidária acontece dia 21 de Agosto
11 de agosto de 2022
Exibir todos

Rede municipal de ensino realiza projeto “Arte Solidária” com autores

Durante o mês de agosto, professores e estudantes dos componentes curriculares, Português e Arte, das escolas municipais estão com os olhares voltados à leitura e interpretação do livro “Essência Poética”, que reúne poemas de Eduardo Wack e pinturas de Chico Silva. Em visita as escolas, os autores apresentam, simultaneamente, poemas e artes plásticas aos jovens do Fundamental II (9º ano).

A obra tem formato de revista e reúne pinturas de Chico Silva e poemas de Eduardo Waack. O artista plástico Chico Silva reúne inúmeras participações em salões, galerias e oficinas de arte e Eduardo Waack é jornalista e escritor e, desde 1991 vem editando o impresso literário “O Boêmio” (cultura popular independente e evolucionária).

Enquanto Wack recita poemas de sua autoria e de outros autores, o artista plástico Chico Silva envolve os estudantes ao processo da subjetividade inicial da pintura.

As oficinas do “Arte Solidária” ocorrem nas seguintes escolas da rede pública municipal: em 02/08, EMEF Benta Maria Ragassi Scutti (CAIC); 03/08 e 05/08, EMEF Professor Antônio Carlos Manizini; 09/08, EMEF Prfeito Celso de Barros Perche (CAJU); 11/08, EMEF Profª Helena Borsetti; 10/08, 15 e 19, na Escola Municipal Adelino Bordignon.

“Tem sido uma experiência muito rica, pois percebi que os estudantes ficam com ouvidos atentos à declamação dos poemas e poesias e isso os leva a imersão diante da participação na criação das pinturas, manipulação dos pinceis e tintas. Pintar em conjunto é um ato bastante construtivo porque lança a ideia de que criar arte é algo fácil e para todos. A prática de ouvir poemas e manipular as tintas, instiga os sentidos cognitivos, desperta a criatividade e promove o trabalho em conjunto”, explica Wack.

O projeto “Arte Solidária” está direcionado ao Fundamental II (9º ano), vinculado a área de Linguagens dos ‘Componentes Curriculares’: Arte e Língua Portuguesa, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Neste sentido a realização do “Arte Solidária” permite a Secretaria da Educação e Cultura do município alinhar-se as Diretrizes do Currículo Paulista, cuja previsão é de que os componentes curriculares contribuam para a formação social do ser humano, a medida que interagem por meio das diversas linguagens: oral, libras, escrita, corporal, visual, artística, sonora e digital. Assim, os estudantes ampliam suas capacidades expressivas por meio de manifestações artísticas, corporais e linguísticas.

De acordo com a equipe gestora da Educação e Cultura do município, quando o jovem estudante se envolve em práticas de leitura e outras manifestações artístico-culturais, esse passa a valorizar as artes, que surgem como meio de acesso às dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento, o que instiga o potencial transformador e ‘humanizador’. No caso específico do projeto “Arte Solidária”, isso se dá a partir da experiência prática com a literatura e as artes plásticas.

Deixe uma resposta