Durante o mês de agosto, professores e estudantes dos componentes curriculares, Português e Arte, das escolas municipais estão com os olhares voltados à leitura e interpretação do livro “Essência Poética”, que reúne poemas de Eduardo Wack e pinturas de Chico Silva. Em visita as escolas, os autores apresentam, simultaneamente, poemas e artes plásticas aos jovens do Fundamental II (9º ano).
A obra tem formato de revista e reúne pinturas de Chico Silva e poemas de Eduardo Waack. O artista plástico Chico Silva reúne inúmeras participações em salões, galerias e oficinas de arte e Eduardo Waack é jornalista e escritor e, desde 1991 vem editando o impresso literário “O Boêmio” (cultura popular independente e evolucionária).
Enquanto Wack recita poemas de sua autoria e de outros autores, o artista plástico Chico Silva envolve os estudantes ao processo da subjetividade inicial da pintura.
As oficinas do “Arte Solidária” ocorrem nas seguintes escolas da rede pública municipal: em 02/08, EMEF Benta Maria Ragassi Scutti (CAIC); 03/08 e 05/08, EMEF Professor Antônio Carlos Manizini; 09/08, EMEF Prfeito Celso de Barros Perche (CAJU); 11/08, EMEF Profª Helena Borsetti; 10/08, 15 e 19, na Escola Municipal Adelino Bordignon.
“Tem sido uma experiência muito rica, pois percebi que os estudantes ficam com ouvidos atentos à declamação dos poemas e poesias e isso os leva a imersão diante da participação na criação das pinturas, manipulação dos pinceis e tintas. Pintar em conjunto é um ato bastante construtivo porque lança a ideia de que criar arte é algo fácil e para todos. A prática de ouvir poemas e manipular as tintas, instiga os sentidos cognitivos, desperta a criatividade e promove o trabalho em conjunto”, explica Wack.
O projeto “Arte Solidária” está direcionado ao Fundamental II (9º ano), vinculado a área de Linguagens dos ‘Componentes Curriculares’: Arte e Língua Portuguesa, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Neste sentido a realização do “Arte Solidária” permite a Secretaria da Educação e Cultura do município alinhar-se as Diretrizes do Currículo Paulista, cuja previsão é de que os componentes curriculares contribuam para a formação social do ser humano, a medida que interagem por meio das diversas linguagens: oral, libras, escrita, corporal, visual, artística, sonora e digital. Assim, os estudantes ampliam suas capacidades expressivas por meio de manifestações artísticas, corporais e linguísticas.
De acordo com a equipe gestora da Educação e Cultura do município, quando o jovem estudante se envolve em práticas de leitura e outras manifestações artístico-culturais, esse passa a valorizar as artes, que surgem como meio de acesso às dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento, o que instiga o potencial transformador e ‘humanizador’. No caso específico do projeto “Arte Solidária”, isso se dá a partir da experiência prática com a literatura e as artes plásticas.