Rafaela Modé fala sobre Direitos Humanos e Resistências Femininas na OAB Matão

Rayssa vence e Pamela é 3ª em etapa da Liga Mundial de Skate Street
19 de julho de 2022
Previsão do tempo nesta quarta-feira (20)
20 de julho de 2022
Exibir todos

Rafaela Modé fala sobre Direitos Humanos e Resistências Femininas na OAB Matão

Foto: Eliana Saraiva

Evento foi organizado pelo Movimento Coletivo da OAB

Na noite de segunda-feira, 18, OAB São Paulo – Subseção Matão sediou a palestra “Direitos Humanos e as resistências Femininas”, proferida por Rafaela Beraldo Modé. A realização foi do Movimento Coletivo, o qual é formado pelas comissões de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica; Mulheres Advogadas; OAB Vai à Escola; Diversidade Sexual, Defesa de Animais e Direito Penal.

Na oportunidade, prestigiaram o evento alunos do Curso de Direito da Faculdade IMMES, advogados, o secretário municipal Luiz Antônio Tamanini, secretário de Assistência e Desenvolvimento Social; o vereador e professor Davisson Tosadori, membros da OAB SP-Subseção Matão, a diretora acadêmica do IMMES, Prof.ª Alessandra Vicentin; Ana Maria Ignácio, Conselheira Tutelar de Matão, entre outras pessoas interessadas em debater o tema.

Rafaela Beraldo Modé durante sua explanação discorreu assuntos pertinentes aos Direitos Humanos, falou sobre o Artigo 5º da Constituição Federal, enfatizando que “todos são iguais perante a Lei”.

Ela também falou sobre temas pertinentes a resistência Feminina, dentre eles a opressão e o patriarcado; o machismo, preconceitos, bullying, homofobia e orientação sexual; feminicídio, desigualdade social, violência moral, depressão e suicídio; estupros e estupro de vulnerável; prostituição, o papel das famílias, estereótipos, dentre outros assuntos.

Durante suas abordagens, apresentou dados quantitativos referentes aos temas tratados e respondeu perguntas da plateia. Na roda de conversa salientou que “somos Pessoas, somos seres humanos. Por quê contratar transexuais? Por quê contratar mulheres travestis? – a Resposta é simples: Simplesmente porque somos Pessoas. É preciso efetivamente banir o preconceito. Quando falamos em politicas públicas, entendo que estas podem ser desenvolvidas com sororidade dentro de uma sociedade civil. Por exemplo: o município, seja ele qual for, pode disponibilizar uma Casa de Acolhimento LGBTQIA+, é preciso atender as vulnerabilidades e este ato pode ser feito por meio de ofertas como formação e capacitação profissional, moradia, trabalho, educação, saúde, amor, amizade e, sobretudo respeito. Todas as pessoas merecem respeito”, salientou a palestrante.

Rafaela Modé revelou sua trajetória de vida, seus medos, seus conflitos pessoais e sua determinação. Colocou-se como exemplo de uma mulher travesti e que passou pelo processo de transição a partir de 2019, quando se assumiu como Rafaela. “Enfrentei todos os desafios para ser Eu mesma, para ser quem sou hoje. Sou feliz assim,” frisou.

Rafaela finalizou sua participação dirimindo duvidas acerca da temática proposta como debate e reflexão.

Para a advogada e professora Bianca Cachioni de Oliveira, e uma das organizadoras do evento, a noite foi esclarecedora. “Tivemos a honra de receber a Dra. Rafaela Beraldo Modé na Casa do Advogado de Matão, para abordagem de temas sobre Direitos Humanos e as Resistências Femininas. A fala da palestrante foi colocada com muita propriedade e maestria, contribuindo para o conhecimento dos presentes acerca do assunto. O Movimento Coletivo, formado pelas Comissões da Mulher Advogada e da Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica – Coordenadora Dra. Fabiana Frigo Pires, da Diversidade Sexual e Gênero – Coordenadora Dra. Bianca Cavichioni de Oliveira, da Proteção e Defesa dos Animais – Integrante Dra. Alessandra Alves, de Direito Penal – Coordenadora Dra. Lígia Carvalho Borghi, da OAB vai à Escola – Coordenadora Dra. Carolina Gallotti, Da Criança e do Adolescente – Coordenadora Dra. Andrea Serafim, trouxe a palestrante iniciando um trabalho voltado à inclusão e atribuição de direitos a todos. Assim, o Movimento Coletivo agradece a todos e esclarece que o trabalho está no início, mas que já se sentem os bons ventos na busca pela redução das violências contra as mulheres”.

Quem é Rafaela?

Rafaela Beraldo Modé é Psicóloga, graduada pela Universidade Paulista (2017). Possui graduação em Letras pela Universidade Metropolitana de Santos (2008), e graduação em Direito pela Universidade de Araraquara (1994). Pós-graduação em Formação em Educação a Distância (2018) e Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional. Desde abril/2018 atua em consultório particular como psicóloga. Psicóloga da Prefeitura Municipal de Araraquara, atuou como Coordenadora de Direitos Humanos de setembro/2020 a março/2021 e desde março/2021 atuou como Diretora Geral da Escola de Governo do Município de Araraquara. É mulher trans.

Créditos Fotográficos: Eliana Saraiva

Deixe uma resposta