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Rádio Nacional inova e estreia programação com perfil musical moderno

Lucas Seixas, Radio Nacional

Emissora da EBC amplia presença digital para atingir novo público internauta.

A Rádio Nacional estreia nova programação em rede nesta segunda-feira (6). A proposta traz um repertório que privilegia os talentos da moderna música brasileira e a interação com o ouvinte. A emissora pública, que faz parte da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), busca alcançar um público maior com o crescimento de sua presença digital e interagir bastante com esse novo ouvinte.

#VemOuvir

De segunda a sexta, música e informação de qualidade se combinam com entradas jornalísticas a cada 10 minutos. Destaques para faixas musicais com um perfil que valoriza gêneros nacionais e artistas da nova MPB e do pop brasileiro contemporâneo.

Outra proposta para atrair faixa etárias diversas é o resgate das radionovelas. A primeira será “A Vidente e o Vigarista”, na faixa de 21h. De acordo com Luciano Seixas, a iniciativa reconhece a relevância desse patrimônio da empresa. “Às vésperas dos 100 anos da primeira transmissão radiofônica no país, em 2022, a Nacional resgata obras históricas de seu riquíssimo acervo para valorizar ainda mais a programação da emissora. Além de resgatar uma forma de entretenimento e aguçar o imaginário dos ouvintes com a trama, serve como fonte de pesquisa de um gênero que brilhou no Brasil nas décadas de 1940 a 1970”, define o gerente executivo.

O futebol também ganha espaço nas transmissões das jornadas esportivas e em programas tradicionais como o Bate Bola Nacional e o No Mundo da Bola.

O objetivo maior é interagir com público internauta e a  participação pelo WhatsApp, a presença em plataformas digitais de streaming como o Spotify, as transmissões no YouTube e o lançamento do perfil da rádio no Instagram buscam contribuir na conquista de ouvintes. O público pode entrar em contato durante a programação da emissora por meio de mensagens de texto pelo WhatsApp (61) 99989-1201.

Luciano Seixas, gerente executivo da Radio Nacional afirma que a inovação visa explorar uma audiência nova para as emissoras publicas da EBC. O conteúdo pode ser conferido também no aplicativo Rádios EBC, disponível gratuitamente nas versões Android e iOS.

Rede da Rádio Nacional

A rede da Rádio Nacional é uma das conquistas deste ano. Além da tradicional frequência FM 96,1 MHz, em Brasília, a emissora ganhou, em maio, presença em outras quatro capitais brasileiras, na chamada banda estendida, em 87,1 FM, no Rio de Janeiro, que se mantém ainda no AM, e em São Paulo, Belo Horizonte e Recife. Agora, os conteúdos entram no ar em rede.

Luciano Seixas conta que uma das metas para 2022 é ampliar o alcance da rede com a expansão para novas capitais. O gerente executivo ainda ressalta que a Nacional prepara mais novidades para o próximo ano com a estreia de atrações humorísticas, o fortalecimento da radio dramaturgia com obras inéditas, a oferta de mais espaço para produções regionais e a nova programação para os fins de semana.

Atrações conhecidas do ouvinte carioca como o Painel Nacional, o Revista Rio e o Musishow seguem no ar para o Rio de Janeiro, enquanto programas como Templo do Rock, Projeto Brasília, Na Trilha da História e Alma Blues têm vez na capital federal.

Conteúdo musical

Em relação ao perfil musical, astros da nova geração que agitam as plataformas de streaming ganham espaço na emissora com sucessos de artistas como Melim, Anavitória, Vitor Kley, Tiago Iorc e Duda Beat. Para o gerente da Rádio Nacional, Daniel Costa, a proposta é oferecer o melhor para o ouvinte.

“A Nacional pretende embalar a história da música brasileira a partir da evolução e das transformações musicais no país. Mostrar a essência aliando jovens aos consagrados que construíram essa trajetória”, afirma ao citar personalidades de diferentes épocas como Elis Regina, Roberta Campos e o duo Anavitória.

Daniel Costa aponta o incentivo à interação dos locutores com os ouvintes na faixa das 6h às 22h como uma das principais contribuições da nova grade da estação. Durante o dia, a Nacional vai apresentar a transmissão de diversos segmentos de música, entradas pontuais do jornalismo e conteúdos esportivos.

O gerente da emissora indica a repercussão do programa Eu de Cá, Você de Lá, transmitido para parte da rede, a partir das 20h. A produção traz uma conversa descontraída com o ouvinte, histórias do cotidiano, reportagens, notícias de utilidade pública e troca de recados. A seleção musical engloba clássicos da música popular.

Redação : Eliana Saraiva, com informações da EBC

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