Professores da rede municipal receberam formação em arte educação

Número de cervejarias cresceu 12% no ano passado, aponta Anuário da Cerveja 2021
14 de setembro de 2022
Setor industrial demonstra otimismo com a economia nos próximos meses
14 de setembro de 2022
Exibir todos

Professores da rede municipal receberam formação em arte educação

Na semana anterior, 600 professores da rede pública municipal de ensino, atuantes na Educação Infantil e Fundamental I (1º ao 5º ano) participaram de vivências lúdicas e oficinas, voltadas à formação em arte educação, na Casa Pipa. O objetivo foi promover o aprimoramento quanto ao desempenho na sala de aula, junto aos estudantes.

Neste sentido, a Prefeitura de Matão, através da Secretaria de Educação e Cultura, contratou a Companhia Cultural Bola de Meia para realizar a formação de quatro grupos de 150 professores, distribuídos nos períodos da manhã e tarde, durante dois dias (08/09 e 09/09).

Após a musicalização de abertura seguiram para as oficinas, com as seguintes temáticas: Como trabalhar música na escola; Brincadeiras e apresentações que ensinam; Corpo, movimento e equilíbrio pela sabedoria do ioga; Ritmo, jogos e brincadeiras cantadas; Como trabalhar dança na escola; Como trabalhar teatro na escola.

O Bola de Meia é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que desenvolve formações para professores utilizando-se da arte e da cultura, como instrumentos de ensino e aprendizagem. Uma banda musical, composta por quatro músicos, traz cantigas infantis com variados instrumentos, como: violão, pandeiro, guiro, timbales, chocalho, sino, maracás, bongôs, triângulos, etc. Os professores são envolvidos em dinâmicas que os levam a recitar poesias, cantar e dançar, mediados pelos arte-educadores.

A narrativa das canções desenvolve a alfabetização e o letramento à medida que estimula a expressividade, constrói valores humanos e desperta a consciência socioecológica e ambiental.

De acordo com o Departamento de Educação, a proposta agradou muito aos professores porque surgiu como oportunidade de ampliar o potencial para trabalharem com música, teatro, jogos e brincadeiras, cuja criatividade torna as aulas mais atrativas para os estudantes e amplia o desempenho docente.

Fonte: AIP

Deixe uma resposta