Primeira frente fria continental do ano traz chuva e derruba as temperaturas no Centro-Sul

IBGE: dados geográficos de estados e municípios brasileiros são atualizados
18 de abril de 2023
Vinhos sustentáveis ganham espaço no mercado internacional
19 de abril de 2023
Exibir todos

Primeira frente fria continental do ano traz chuva e derruba as temperaturas no Centro-Sul

A partir de quarta-feira, 19, o clima deve mudar bastante no Sul, Sudeste e Centro-Oeste em razão de uma forte massa de ar frio. Alguns estados do Norte e Nordeste também terão temporais.
Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste o tempo já começou a mudar na terça-feira, 18, e tudo indica que o outono chegou trazendo tempo chuvoso e uma leve queda de temperatura.
Cabe destacar que a partir desta quarta-feira, 19, o frio e a chuva se intensificam ainda mais, principalmente nos estados do Sul e Sudeste.
A passagem de uma forte frente fria, a primeira do tipo continental este ano que atingirá o Brasil e será seguida de uma massa de ar frio é responsável pela mudança climática.
Por causa dela, chuvas intensas também podem ser registradas nessas regiões. Confira a previsão do tempo para as regiões brasileiras para os próximos dias :
Região Sul: a “friagem” vai atingir o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná já entre a quarta (19) e a quinta-feira (20). Segundo o Inmet, no sul do Paraná, planaltos sul e norte catarinenses e na região dos Aparados da Serra, há inclusive previsão de 0°C ou temperaturas negativas e possibilidade de geada.
Região Sudeste: a massa de ar frio começa a avançar também a partir da quarta-feira, 19, trazendo bastante chuva, principalmente para São Paulo. Já na quinta, as pancadas diminuem no estado, mas o frio continua. No oeste do estado, a temperatura pode ficar na casa dos 9°C na sexta-feira. Já em Minas, o frio mais intenso vai atingir o sul do estado, o Triângulo Mineiro e a Zona da Mata. No Rio, algumas cidades serranas como Petrópolis podem ter mínimas de 11º na sexta-feira, 21 de abril e no Espírito Santo pode ocorrer quedas das temperaturas máximas.
Região Centro-Oeste: as temperaturas irão cair, principalmente, no sul dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e, também, na parte central do Goiás, incluindo a cidade de Goiânia. Segundo o Inmet, no Distrito Federal o impacto da frente fria será pequeno, com queda de temperatura pouco expressiva e previsão de máxima de 28°C e mínima de 16°C na sexta-feira.
Enquanto isso, no Norte e Nordeste, áreas de instabilidades trarão temporais. Confira a previsão para as regiões brasileiras nesses próximos dias:
Na Nordeste, uma Zona de Convergência Intertropical favorece a formação de nuvens carregadas no litoral. Capitais como Recife, Maceió e Aracaju podem ter pancadas mais isoladas, principalmente no sábado (22).
Na região Norte a semana já iniciou com grandes volumes. Na quarta-feira, o dia permanece chuvoso e com alto potencial para causar transtornos no Pará, Amapá, leste de Roraima e entre o Acre e Amazonas. Os acumulados são altos nessas áreas e há condições para temporais e queda isolada de granizo.
Feriado de Tiradentes
De acordo com o Inmet, além de derrubar as temperaturas no Centro-Sul, a massa polar de ar frio pode trazer chuva forte para boa parte do país durante o feriadão de Tiradentes.
No litoral do Rio de Janeiro até o Paraná, além de áreas centrais de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, são previstos acumulados de chuvas que podem chegar a 80 mm. Em áreas do interior do Nordeste e do centro-sul da Região Norte, são previstos baixos acumulados de chuva, com totais inferiores a 40 mm.
Previsão para o Feriado Prolongado
Região Norte: São previstos acumulados maiores que 70 mm em praticamente toda a região, podendo ultrapassar 100 mm no extremo norte e oeste. Já em áreas do sul do Tocantins e do Pará, os volumes devem ser inferiores a 40 mm.
Região Nordeste: A previsão indica chuvas significativas, com possibilidade de acumulados maiores que 80 mm no extremo norte da região. Já nas demais áreas, incluindo o MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os volumes serão menores (abaixo de 50 milímetros).
Região Centro-Oeste: Nas áreas centrais e leste de Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul e em Goiás, a chuva deve ser maior que 60 mm, enquanto em áreas mais ao sul dos três estados, os volumes podem ser inferiores a 50 mm.
Região Sudeste: São previstos baixos acumulados em praticamente toda a região, com volumes que não devem ultrapassar 60 mm. Já na costa da região, os valores de chuva podem chegar a 80 mm.
Região Sul: A previsão é de baixos volumes (menores que 40 mm) em grande parte da região, com exceção das áreas centrais e litorâneas do Paraná, onde os volumes podem ser maiores que 80 mm.
Fonte: Inmet/Climatempo

Deixe uma resposta