Presidente da Câmara defende congelar ICMS em preço de combustível

Surfe: Brasil domina evento de ondas gigantes em Nazaré
11 de fevereiro de 2022
Eleições 2022: Supremo começa a julgar limites de propagandas eleitorais em jornais
11 de fevereiro de 2022
Exibir todos

Presidente da Câmara defende congelar ICMS em preço de combustível

Plenário da Câmara dos Deputados

Lira defende a redução do imposto para baixar os preços

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta quinta-feira, 10 que o Parlamento deve votar uma proposta para reduzir os tributos dos combustíveis no país. O congressista tem defendido o projeto já aprovado na Câmara, que estabelece um valor fixo para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis. Atualmente, a matéria aguardando votação no Senado.

Lira defendeu ainda que “se tivéssemos findado a discussão do ICMS, a pressão já teria diminuído”, disse. “Este é um imposto que está pesando no bolso dos brasileiros. Cabe uma reflexão. Ficou claro que o imposto precisa ser revisto e analisado”, acrescentou.

Segundo Lira, em 2021, os estados e o Distrito Federal tiveram receita de R$ 109,5 bilhões com ICMS, valor 36% maior do que os R$ 80,4 bilhões arrecadados no ano anterior. O projeto aprovado pela Câmara torna o ICMS invariável frente a variações do petróleo ou de mudanças de câmbio. “O Senado pode mexer na alíquota do ICMS, que nós não tratamos, mas também cabe a discussão dos impostos federais”, afirmou.

Segundo o relator do projeto na Câmara, deputado Dr Jaziel (PL-CE), as mudanças estabelecidas no texto devem levar a uma redução do preço final praticado ao consumidor de, em média, 8% para a gasolina comum, 7% para o etanol hidratado e 3,7% para o diesel B.

Redação: Eliana Saraiva, com informações da Agência da Câmara dos Deputados

Deixe uma resposta