Prefeitura em parceria com Citrosuco realiza Programa ‘Carriola do Saber’ na Escola do Caju

Cine Teatro Matão – Programação da semana 18 à 25 de Novembro
19 de novembro de 2021
Prefeitura realiza evento em homenagem aos conselheiros tutelares
19 de novembro de 2021
Exibir todos

Prefeitura em parceria com Citrosuco realiza Programa ‘Carriola do Saber’ na Escola do Caju

Esta ação está vinculada ao projeto ‘Parceria pela Valorização da Educação’ (PVE), uma iniciativa do Instituto Votorantim

A EMEF Prefeito Celso de Barros Perche (Caju), foi contemplada com o Programa socioeducacional ‘Carriola do Saber’ da Citrosuco Paulista S/A. Esta ação está vinculada ao projeto ‘Parceria pela Valorização da Educação’ (PVE), uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas investidas e parceiras desta empresa, comprometida com a melhoria da educação pública a partir da qualificação de práticas de gestão e de mobilização social de comunidades.

“As parcerias com empresas e instituições que têm responsabilidade social, como é o caso do Instituto Votorantim e Citrosuco, são muito bem vindas! Por isso agradecemos a especial contribuição com nossa cidade, pois despertar nos estudantes o interesse pela leitura significa prepará-los para a vida”, considerou o prefeito Cido Ferrari.

Em Matão desde 2017, a ‘Parceria pela Valorização da Educação’ (PVE) entre a Prefeitura/Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Citrosuco Paulista S/A, tem a finalidade de ajudar a desenvolver a qualidade do ensino na rede municipal. Além de envolver a escola, a PVE atua também junto a ‘Grupos de Mobilização’.

“Esperamos que esta ação se estenda para outras escolas, pois sabemos que os benefícios em termos pedagógicos são surpreendentes, quando os estudantes passam a tomar gosto pela leitura”, avaliou o secretário de Educação e Cultura Alexandre Luiz Martins de Freitas.

O programa ‘Carriola do Saber’ faz uma analogia entre a carriola que transporta materiais de construção para que edificações sejam construídas e, o processo de construção do conhecimento ampliado a partir do ‘‘despertar’’ do gosto pela leitura.

Os livros transmitem conhecimentos fundamentais para a formação dos estudantes, que tornam-se sujeitos pensantes, críticos, capazes de construir um mundo melhor.

A oficina de leitura e contação de história foi desenvolvida pela diretora de Difusão de Cultura Simone Marcondes, que iniciou a atividade com técnicas de expressão corporal, projeção vocal e desinibição. “Dividi o grupo geral em subgrupos de três e quatro pessoas e em seguida propus que escolhessem uma história, treinassem em particular e depois puderam apresentar a todos”, explicou Simone.

De acordo com o slogan (frase de efeito) da PVE “Estar Presente Faz a Diferença” e para estabelecer vínculo social com a comunidade, estiveram presentes nesta atividade: a formadora da Comunidade Educativa (Cedac) e (PVE) de São Paulo, Alessandra Tavares; a analista Sênior de Responsabilidade Social da Citrosuco, Margareth Ribeiro da Silva (Margô); bem como a diretora da EMEF Prefeito Celso de Barros Perche, Celimara Inês Garbim Avelino e a diretora de Divisão do Ensino Fundamental II, Michele Adriani.

Fonte: AIP

Deixe uma resposta