Prefeitura de Matão recebe caminhonete equipada para a Defesa Civil

O Natal já começou em Matão
10 de dezembro de 2022
Safra de grãos 2022/23 é estimada em 312,2 milhões de toneladas
11 de dezembro de 2022
Exibir todos

Prefeitura de Matão recebe caminhonete equipada para a Defesa Civil

No início deste mês de dezembro a Prefeitura de Matão/Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, recebeu uma camionete L 200 Triton 4X4 Mitsubishi, completa com GPS, multimídia, personalizada com Giro-Flex e também uma motobomba de combate a incêndios, de 600 L completa, com mangueira antichama, carretel e esguicho, da marca Guarany. Os referidos equipamentos fazem parte do Programa de Aparelhamento das Defesas Civis, do Governo do Estado de São Paulo.

A caminhonete veio acoplada a um Kit de ‘Defesa Civil’, que contém ainda um conjunto de combate a incêndio; gerador elétrico; motosserra.

De acordo com o prefeito Cido Ferrari, o município de Matão foi contemplado, por intermédio do vereador Paulo Bernardi, que fez o pedido ao deputado Federal Baleia Rossi.

“Agradecemos ao Paulo Bernardi, por ter feito o requerimento, e ao Baleia, pela emenda parlamentar, pois esses equipamentos aumentam, consideravelmente, a força de combate da nossa Defesa Civil, em apoio ao Corpo de Bombeiros, diante das situações de incêndios”, disse o prefeito Cido Ferrari.

A aquisição desses equipamentos se firmam através do Decreto Estadual nº 64.849, de 06 de março de 2020, que autoriza a Casa Militar e Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDESC) a representar o Estado na celebração de convênios com municípios paulistas, visando o aparelhamento dos órgãos de proteção e Defesa Civil.

Para o coordenador da Defesa Civil de Matão, Luciano Gonçalves Leite, “como se trata de um veículo completo capaz de se locomover, com agilidade, em terrenos acidentados ou alagados, deverá otimizar os atendimentos das ocorrências”.

Defesa Civil de Matão participou de cursos e conquistou mais equipamentos

O município de Matão recebeu 2 pluviômetros anuais, um rolo de lona, 5 rolos de fita zebrada, 9 coletes, 9 pares de botas, 9 capas de chuvas e 9 pares de luvas. Isso porque, membros da Defesa Civil participaram das Oficinas Preparatórias para Operação Chuvas de Verão 2022/2023, ocorridos na cidade de Piracicaba, nos meses de outubro e novembro.

Essa formação técnica é realizada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e tem o objetivo de ampliar a capacitação de agentes de Defesa Civil de todo o estado de São Paulo, que atuarão na prevenção, mitigação e recuperação de desastres.

As oficinas contaram com instrução técnica e simulações práticas do Corpo de Bombeiros Estadual, sobre Montagem de Gabinete de Crise; da Polícia Ambiental, sobre as ocorrências relativas ao período.

Já o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde apresentou as doenças infecciosas relacionadas ao verão; a Climatempo discorreu sobre as condições meteorológicas; a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), desenvolveu o tema “Montagem de Abrigos Provisórios”.

Houve também, uma vistoria de campo acompanhada pelos técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e do Instituto de Pesquisa Tecnológicas (IPT).

Para o coordenador da Defesa Civil de Matão, Luciano Gonçalves Leite, “as abordagens vem ao encontro das situações reais de enfrentamento das situações calamitosas, e no caso de Matão, a equipe está preparada para apoiar o Corpo de Bombeiros a enfrentar uma situação de enchente e cuidar da prevenção aos riscos de contaminação da leptospirose, cólera, dengue, etc.”, explicou.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, mais de 800 agentes de várias cidades do interior paulista participaram das oficinas, que consistiram em aprimorar o atendimento dos agentes da Defesa Civil para lidarem com situações complexas, como a formação de taludes provocados por fortes chuvas (inclinação na superfície lateral de um aterro, de um muro ou de qualquer obra; rampa ou terreno em declive; escarpa).

O curso de aprimoramento contou ainda com a participação da Polícia Ambiental, que abordou o tema ‘Meio Ambiente’, e ensinou como elaborar laudos comprobatórios de prevenção a riscos de queda de árvores, taludes, encostas, alinhados às regras estabelecidas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), quando às prevenções de endemias.

fonte: AIP

Deixe uma resposta