Prefeitura de Matão está concluindo terceira fase das obras de controle das enchentes

Inscrições para programa de estágio na Embraer vão até 8 de outubro
21 de setembro de 2023
Paulo Sérgio Sassi recebe Título de Cidadão Matonense
21 de setembro de 2023
Exibir todos

Prefeitura de Matão está concluindo terceira fase das obras de controle das enchentes

O principal objetivo é aprimorar o sistema de escoamento das águas pluviais, visando a redução de alagamentos nas áreas da Rua São Lourenço e Avenida Padre Nelson. Esta nova etapa consiste na construção de bueiros, bocas de lobo e na instalação de tubulações para a captação das águas pluviais provenientes dos bairros Residencial Olívio Benassi, Jardim Cambuy, Las Lomas e parte do Jardim Buscardi. Essas melhorias estão sendo realizadas graças a um convênio estabelecido entre o município e o Governo do Estado, com investimentos que ultrapassam os R$ 2 milhões.

O prefeito Cido Ferrari destacou a importância deste passo significativo para Matão na resolução de um problema antigo que afetou muitos residentes da cidade. “O escoamento adequado das águas pluviais evita muitos transtornos e danos em toda a infraestrutura do setor urbano, além de evitar riscos à vida das pessoas. São obras essenciais para nossa cidade que fazem parte do crescimento e planejamento urbano adequado”, salientou.

Os bairros mencionados contribuem com um grande volume de água que chega rapidamente ao Rio São Lourenço. Através deste sistema de drenagem, a água é primeiramente captada para uma represa de contenção e, gradualmente, é direcionada para o rio. Isso evita o assoreamento do rio e, consequentemente, reduz as ocorrências de enchentes.

As fases anteriores do projeto de obras antienchentes incluíram a construção de quatro represas de contenção na primeira fase, em 2006. Essas represas foram localizadas próxima à Rodovia Faria Lima, duas na região do córrego Las Palmas (na Via Narciso Baldan e na Via Milcíades Bottura) e a quarta na área acima do conjunto poliesportivo. A segunda fase consistiu na expansão da calha do Rio São Lourenço e na construção de sete novas pontes, desde a Prefeitura até a Avenida Santo Antônio.

A terceira fase, que está na fase final, integra as obras de canalização das águas que passam pelos seguintes trechos: Avenida Antônio Gorgatti, entre a Avenida Baldan até a Rua Vicente Vespa; Avenida Baldan, entre a Avenida Trolesi até as proximidades da Avenida Padre Nelson; Avenida Habib Gabriel e Avenida Araraquara, entre a Avenida a Rua Antônio Bovo até a Rua Iolanda Tagliavini Groppa; e Rua Antônio Bovo, entre a Avenida Araraquara até a Avenida Trolesi. Nesta semana os serviços são realizados na Avenida Alberto Benassi, entre a Avenida Bortolo Biava até a Avenida Francisco Malzoni.

“Os serviços executados consistem na instalação de tubulações que formam um canal de escoamento das águas. Este sistema irá captar todo o volume de água e redirecioná-lo para a represa de contenção, localizada atrás do conjunto Poliesportivo, no bairro Nova Matão. Lembrando que o sistema já está em operação, e quando houver chuvas mais intensas, todos vão perceber o desempenho e a função destes investimentos que são feitos por debaixo da terra”, explica o secretário de Serviços Públicos e de Manutenção, Geraldo Lesbão Meira, o Mineiro.

O Governo Municipal também busca recursos para a etapa subsequente dessas melhorias (quarta fase) que envolve a implementação de um sistema de drenagem avançado, que incluirá a construção de uma galeria celular no lado direito da Avenida Padre Nelson. Essa galeria será responsável por captar parte das águas provenientes do Centro, Vila Santa Cruz e Nova Matão.

Deixe uma resposta