“Polvinho de Amor” está de volta no Hospital de Matão

Cantata de Natal: Coral Ruah se apresenta na Câmara Municipal
24 de dezembro de 2021
Detran alerta cidadão para não cair em golpes na internet no processo de habilitação
24 de dezembro de 2021
Exibir todos

“Polvinho de Amor” está de volta no Hospital de Matão

Foto: HCFM

O projeto consiste na confecção de polvos de crochê, seguindo rigorosos padrões de produção, que são colocados dentro das incubadoras, junto aos bebês prematuros

O Hospital Carlos Fernando Malzoni retomou o projeto “Polvinho de Amor”, em favor dos prematuros da UTI do HCFM. Esse projeto foi implementado pela ONG Nica Pinotti, em parceria com o Rotary Club Matão Terra da Saudade e pelo Hospital de Matão, pelas mãos da saudosa médica ginecologista obstetra e membro do corpo clínico do HCFM, Helena Beatriz Perissé de Oliveira, falecida no último dia 13 de novembro de 2021.
O projeto consiste na confecção de polvos de crochê, seguindo rigorosos padrões de produção, que são colocados dentro das incubadoras, junto aos bebês prematuros.
Desde o mês de novembro deste ano a médica neonatologista do HCFM Stela Mara A. Coelho Ramazza está se empenhando para que esse projeto seja retomado. “Temos que buscar a melhor situação do bebê dentro da UTI Neo Natal, e esse polvinho é um item muito importante”, explica. De acordo com a neonatologista, os prematuros extremos chegam a passar dois a três meses dentro das incubadoras. “É importante minimizarmos os desgastes desses bebês, proporcionando mais calma, que refletem positivamente na frequência cardíaca e na pressão arterial”.
O projeto dos polvinhos de crochê, denominado “Octo Project”, foi criado na Dinamarca em 2013, e rapidamente se disseminou pela Europa e pelo mundo diante dos resultados positivos.
Dra. Stela esclarece que “o formato do polvo, confeccionado em crochê, remete o bebê à sensação de contato com a parede uterina, que proporciona calma ao prematuro, e os tentáculos do polvo fazem o bebê se recordar do cordão umbilical, garantindo maior segurança durante o período que o bebê precisa passar dentro da UTI Neo Natal.”
A neonatologista destaca que “estamos retomando esse projeto em homenagem à Dra. Helena Perissé, que era a nossa maior colaboradora nesse projeto. Ela própria confeccionava os polvinhos, conseguiu muitas colaboradoras e muitas doações em prol desse projeto de amor”, conclui Stela.
Naiara Périssé de Oliveira Finotti, filha da Dra. Helena Perissé aprovou a iniciativa da Dra. Stela: “Ficamos muito contentes e emocionados em saber que resolveram continuar com o projeto que minha mãe trouxe para o Hospital. Esses polvinhos são lindos!”. A ONG Nica Pinotti se coloca à disposição para que esse projeto continue aliviando o grande desafio dos prematuros da UTI Neo Natal do HCFM.
De acordo com Denise Minelli, superintendente do HCFM, “o Hospital de Matão sempre será sensível à humanização e excelência no cuidado dos pacientes desde a mais tenra idade. A iniciativa da Dra. Stela Ramazzi, inspirada na nossa memorável amiga e médica Helena Perissé nos enche de orgulho e alegria”.

O projeto necessita de ajuda da população, por isso, quem quiser colaborar deve entrar em contato com a Casa da Gestante do HCFM: Telefone (16) 3383-2500 Ramal 2150. Rua Brasília, 626, defronte à portaria principal do Hospital de Matão na Av. Sete de Setembro. Quem desejar contatar a ONG Nica Pinotti pode enviar e-mail para nimuendajuoliveira@hotmail.com ou telefonar para (16) 99781-5784.

Fonte: HCFM

Deixe uma resposta