Parlamento Jovem Matão é finalista do Prêmio de Ação ODS da ONU

Sorriso Maroto , Turma do Pagode e Alexandre Pires são atrações do fim de semana na região
14 de julho de 2023
Quermesse do Senhor Bom Jesus começa neste sábado , dia 15 de julho
15 de julho de 2023
Exibir todos

Parlamento Jovem Matão é finalista do Prêmio de Ação ODS da ONU

Projeto matonense é um dos dois selecionados entre cinco mil inscritos de 150 países

O projeto Parlamento Jovem (PJ Matão), é finalista do UN SDG Action Awards, Prêmio de Ação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que premia iniciativas e pessoas que promovem mudanças ligadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável.

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 24 de julho, em Roma, durante a Cúpula dos Sistemas Alimentares da ONU +2, na sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), com transmissão ao vivo.

O Parlamento Jovem Matão é o primeiro do Brasil a chegar às finais da premiação que, este ano, reuniu cinco mil projetos de 150 países. A iniciativa foi desenvolvida a partir da realização do Programa Cidadania, do Instituto Votorantim, com implementação do Instituto Terroá e Câmara Municipal de Matão. Vale enfatizar que a instauração do Parlamento Jovem no município de Matão aconteceu através da Resolução Nº 02/2021, de 29 de junho de 2021, de autoria da vereadora Ana Mondini.

O presidente da Câmara, vereador China Calabres relatou a emoção de receber a informação sobre a premiação. “Quando recebi a notícia de que o Parlamento Jovem Matão estava entre os finalistas do Prêmio de Ação ODS da ONU, fiquei muito feliz, pois dias antes anunciamos a terceira edição do projeto. Sabemos do potencial da juventude, também sabemos o quanto eles são mobilizadores. Ver a cidade de Matão no cenário internacional, devido a essa parceria entre Câmara de Matão, Citrosuco – Instituto Votorantim e o Instituto Terroá, já é uma vitória. Se Deus quiser, iniciaremos a edição de 2023 do PJ Matão, no próximo dia 28 de julho, comemorando a vitória da premiação”, relatou o presidente da Câmara, China Calabres.

Desde 2021, o PJ Matão reúne jovens entre 12 e 22 anos escolhidos de forma representativa nas escolas e outros espaços educacionais para compor o parlamento na Câmara Municipal. Durante o mandato, os jovens são introduzidos a atividades de aprendizado sobre a gestão municipal, tomada de decisões públicas democráticas, valorização da ciência e combate à desinformação. E os aprendizados são mútuos: ao mesmo tempo que os jovens são preparados para o exercício da cidadania, também prepara as instituições para a escuta ativa da juventude.

“Para mim, isso me mudou demais, demais mesmo! Os meus olhos abriram de uma forma imensa. Participar desses espaços me ajudou a entender a importância que temos enquanto jovens na política local”, afirma Tamara Santos, 16 anos, vereadora jovem em 2022.

Desde o início da iniciativa, 13 Projetos de Lei elaborados pelos jovens já são políticas públicas e estão em execução. Entre as leis já aprovadas pelo município estão a implantação de aulas sobre a cultura afro-brasileira nas escolas, implantação de hortas nas escolas e revitalização do centro cultural esportivo, com investimento de R$118 mil. Foi ainda formada uma rede de 30 organizações municipais em prol dos direitos da juventude.  Vale reforçar que a 3ª Edição do Parlamento Jovem Matão terá início no próximo dia 28 de julho, às 13 horas, no plenário da Câmara Municipal de Matão.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Alter Conteúdo Relevante.

Deixe uma resposta