Parlamento Jovem de Matão se reúne pela terceira vez na Câmara Municipal

Greve dos caminhoneiros: Sindicato começa organizar ações de apoio para o dia 1º
31 de outubro de 2021
Giro pela região
31 de outubro de 2021
Exibir todos

Parlamento Jovem de Matão se reúne pela terceira vez na Câmara Municipal

Foto: Câmara Matão

Encontro possibilitou aos jovens conhecerem mais sobre seus direitos e deveres enquanto adolescentes

Na tarde de quarta-feira (27), os vereadores da 1ª turma do Parlamento Jovem de Matão (PJ) se reuniram pela terceira vez no Plenário da Câmara Municipal, onde receberam a visita da Conselheira Tutelar Ana Maria Ignácio para uma roda de conversa.

O encontro foi fruto de uma iniciativa de ambas as partes, visto que os jovens parlamentares queriam saber mais sobre seus direitos e deveres enquanto adolescentes e o Conselho Tutelar gostaria se aproximar das juventudes matonenses através do PJ.

Em um primeiro momento os jovens relataram o que sabiam sobre o Conselho Tutelar (CT), reproduziram várias falas que já conhecemos e que são condizem com as reais funções do CT. Esses mitos foram trabalhados pela conselheira, a qual explicou que estas não são funções do Conselho e que essa visão vem desde o extinto Código de Menores, que tratava os jovens como “menores infratores”, no sentido de menosprezo.

Ela também esclareceu o formato do Conselho Tutelar  e do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente e reforçou sua importância. Durante a reunião, os participantes fizeram a leitura de alguns artigos do ECA, como o 4º e o 16º, que tratam de assuntos diretamente ligados ao PJ, dando a possibilidade de trabalhar conceitos bem complexos de forma pedagógica e de fácil entendimento por parte dos jovens vereadores.

O encontrou contou com o apoio do Educador do Instituto Terroá e do PJ de Matão, Murillo Trevisanello Pinotti, e dos membros da Comissão do PJ, Rafaela Bozelli, Gabrielli Zara e Mariana Marquioni.

De acordo com Ana Ignacio, a roda de conversa foi produtiva . “Poder falar sobre o Conselho tutelar, e mais, falar com adolescentes, esclarecer certos mitos é muito gratificante. Não dá para esgotar todo o assunto, afinal estamos falando com base na lei, então vamos ter outras oportunidades para debatermos mais sobre a temática.  Em nome do Conselho tutelar de Matão SP eu agradeço a confiança em nosso (toda equipe) trabalho.  Podem sempre contar conosco, queremos continuar contribuindo com esse grupo do Parlamento Jovem que muito nos enche de orgulho”, finaliza.^

Eliana Saraiva, com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Matão

Deixe uma resposta