Parlamento Jovem de Matão é empossado

Conselho muda regras de financiamento do programa Casa Verde e Amarela
14 de setembro de 2021
Foto: Reprodução/Câmara Municipal de Matão
Vídeo: Primeira turma do Parlamento Jovem toma posse na Câmara
14 de setembro de 2021
Exibir todos

Parlamento Jovem de Matão é empossado

Foto: AIP

Durante solenidade realizada na Câmara Municipal de Matão 11 jovens entre 14 e 18 anos tomaram posse e representarão escolas, associações e grupos de serviços de Matão

Na noite de sexta-feira (10), foi realizado na Câmara Municipal de Matão, a solenidade de posse do Parlamento Jovem Matão. Compuseram a mesa de Honra a presidente da Câmara, vereadora Ana Mondini, o Vice Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Sr. Dimas Ramalho, o Promotor da Infância e Juventude da Comarca de Matão, Dr. Cléber Defina, o Prefeito Municipal Cido Ferrari;  representando o Projeto Pescar, Margareth Ribeiro da Silva (Margo), o presidente da 82ª Subseção de Matão, vereador Dr. Paulo Augusto Bernardi, além do representante do Grupo Votorantin, Sérgio Canassa.

Fizeram parte da Extensão da Mesa Diretora o representante do Instituto Terroá, Murillo Pinotti, o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Alexandre Martins de Freitas e representando o Conselho Tutelar de Matão, Ana Maria Ignácio, além dos vereadores presentes, Davison José Tosadori, Everaldo de Carvalho, João Silvério do Carmo Filho, Jonas Vagner Garcia, Dr. Luiz Francisco Fernandes (Dr. Pelanca) e Paulo Robson Ramos (Robinho). Também estiveram presentes familiares dos parlamentares, empresários do município que, na ocasião foram representados por Antônio Gali, além de secretários municipais, presidentes de partidos, ex-vereadores e, também, prefeitos e vice prefeitos da região.

Os 11 jovens que foram diplomados  e vale destacar que todos foram escolhidos democraticamente dentro de instituições escolares, associações e grupos organizados. Alguns jovens representam mandatos coletivos, ou seja, informam sobre decisões tomadas em conjunto e debatidas amplamente com seus parceiros.

Os parlamentares empossados foram: representando a Escola Municipal Adelino Bordignon,  Gabrieli Lima; representando a Escola Municipal Antônio Carlos Manzini, Manuela Nonis Fechio; a Escola Municipal Pref.º Celso de Barros Perche (CAJU), terá como representante Nicolas Maturo De Almeida; a Escola Estadual José Inocêncio da Costa, será representada pela vereadora-mirim Maria Gabriela Oliveira Costa; A Escola Estadual Jardim Buscardi, terá como representante do “Mandato Coletivo Jardim Buscardi”, Isadora Georgete. Pedro Henrique de Oliveira dos Santos, representará a Escola Estadual Prof.ª Helena Borsetti; já o IFSP Campus Matão, terá como seu representante o vereador-mirim Cleber Henrique da Silva. Representando as instituições, foram empossados Vinicius Augusto da Silva, (pelo Grupo Pró-Estudar). O Projeto Pescar optou por um mandato coletivo e terá como representante do “Mandato Coletivo Projeto Pescar”, a co-vereadora Larissa Gabriella de Paula Venâncio; representando o Interact Club de Matão, Victoria Cassia da Silva e pelo Grupo Escoteiro Matão 52/SP, tomou posse a vereadora Gabriela Dias Murari.

As oficinas aos parlamentares terão a duração de 4 meses e serão lecionadas pelo representante do Instituto Terroá, Murillo Pinotti, com auxílio da Comissão do Parlamento Jovem que é formada por 5 jovens que participaram em 2020 do projeto “Qual é a Sua Responsa” e foram idealizadores do projeto de implantação do Parlamento Jovem exposto no ano passado no “Festival da Democracia”. Os encontros acontecerão uma vez por semana de forma virtual, além das sessões presenciais, dentre as demais ações.

Jornalista Lucas Marcelino
Jornalista Lucas Marcelino
Jornalista MTB: 0081473/SP

1 Comment

  1. Luiz Francisco Fernandes disse:

    Uma solenidade emocionante que marcará época.
    Parabenizo a Presidenta Vereadora Ana Mondini pelo projeto de lei que criou o Parlamento Jovem em Matão.

Deixe uma resposta