Palestra destaca importância de valorizar capacidades e respeitar limites das pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Mercado Livre investirá R$ 23 bilhões no Brasil
16 de abril de 2024
Presidente da Câmara visita obras em andamento no município
21 de abril de 2024
Exibir todos

Palestra destaca importância de valorizar capacidades e respeitar limites das pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Evento foi promovido pela Escola do Legislativo na sexta-feira (12)

A Câmara Municipal de Matão, por meio da Escola do Legislativo, promoveu na última sexta-feira, 12 de abril, uma palestra de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Sob o tema “Para além do conceito: o que precisamos saber sobre o Transtorno do Espectro Autista”, o evento trouxe reflexões profundas sobre a integração da sociedade às pessoas autistas.
A renomada especialista na área, professora Aline Crociari, foi a palestrante da noite, enfatizando a importância da compreensão e do acolhimento das crianças com TEA, valorizando suas capacidades individuais e respeitando seus limites.

Durante a palestra, a professora destacou também a importância da rotina para pessoas com autismo, ressaltando que a manutenção de uma rotina estruturada pode proporcionar segurança e estabilidade, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento dessas pessoas.

Outro aspecto abordado foi o funcionamento do cérebro autista, caracterizado por uma atividade hiperexcitada. Esse ponto foi destacado para evidenciar como as pessoas com autismo processam informações e interagem com o mundo ao seu redor, ressaltando a importância da objetividade, do foco e da comunicação direta e clara para facilitar a compreensão e a interação.

A palestra ressaltou ainda a tendência das pessoas autistas a interpretarem as informações de forma literal, o que demanda uma comunicação precisa e assertiva por parte dos familiares, educadores e demais interlocutores.

Entre os principais ensinamentos, Aline destacou o reconhecimento e a aceitação das diferenças das pessoas autistas, enfatizando que não é possível fazê-las funcionar da mesma forma que indivíduos neurotípicos. “Tentativas de forçar a conformidade podem levar à desorganização e ao desconforto para a pessoa autista”, afirmou.

Por fim, a palestrante enfatizou a importância de facilitar a comunicação e a interação, utilizando os interesses individuais das pessoas autistas como ponto de partida para apresentar novos conhecimentos e estimular o desenvolvimento pessoal e social.

O evento contou com a participação do presidente, China Calabres, e do vice-presidente, Robinho Ramos, além do ex-vereador Luiz José Cerqueira, servidores do legislativo, professores e comunidade local.

Deixe uma resposta