Pagamento o 14º Salário

Cantor Roberto Carlos fará show em São Carlos no dia 29 de abril
12 de abril de 2023
Governo federal cria canal de denúncias online sobre ameaças de ataque às escolas
12 de abril de 2023
Exibir todos

Pagamento o 14º Salário

Terá direito ao 14º salário o aposentado ou pensionista que recebe do INSS um valor igual a um salário mínimo

A Pandemia por Covid-19 foi responsável por um cenário avassalador , tanto no campo da saúde , quanto no campo econômico . O ser humano precisou praticar a paciência e se trancar em casa. Isso criou uma crise econômica em países do mundo inteiro que ainda sentem os efeitos da Covid-19 na economia.
Muitas pessoas sentiram na pele o efeito do isolamento social. Os aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foram uns dos mais atingidos pela crise econômica. O que levou ao surgimento de um projeto de lei para liberar um 14º salário para ajudar esse público que teve perdas financeiras no final de ano.
O deputado Pompeo de Mattos (PDT), sugeriu a liberação de uma cota salarial anual, a fim de compensar o fato de aposentados do INSS terem recebido o 13º de forma adiantada. Para quem não lembra, desde 2020, o 13º dos aposentados estava sendo antecipado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. O pagamento estava acontecendo entre os meses de abril e junho.
O relator do texto do 14º salário é o deputado Fábio Mitidieri (PSD). Ele justifica a ideia da criação de um abono extra para os aposentados do INSS. O pagamento seria para cessar as consequências da pandemia da covid-19 na vida de pensionistas e aposentados.
O projeto prevê que a quantia a ser paga no 14º não pode ultrapassar dois salários mínimos para cada um dos contemplados. O valor seria pago em duas parcelas, a primeira em agosto e a segunda em dezembro.
Data para pagar o 14º salário
O tema esta em pauta desde a apresentação do PL e ainda está em análise. O texto ainda vai ser estudado por deputados e senadores. A alteração da proposta não esta descartada . Caso seja aprovado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisará sancionar o projeto de lei que vai conceder um abono extra aos aposentados do INSS.
Requisito para receber o abono extra
Terá direito ao 14º salário o aposentado ou pensionista que recebe do INSS um valor igual a um salário mínimo. O valor a ser pago seria do salário mínimo vigente.
O aposentado ou pensionista que recebe do INSS um valor superior a um salário mínimo deve receber um 14° salário equivalente a um salário mínimo somado a uma parcela proporcional à diferença entre o salário mínimo e o teto do INSS.
Pagamento do 13º salário em 2023
A primeira parcela do 13º salário será pago pelo o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a partir do dia 25 de agosto deste ano. A parcela corresponde a 50% do valor do benefício, sem descontos, e é depositada junto com a renda referente ao mês de agosto.
Já a segunda parcela está prevista para ser paga em novembro e equivale à outra metade do valor. Ao contrário da primeira, ela pode incluir descontos, como o Imposto de Renda.
Como consultar benefícios do INSS
O segurado pode fazer uma consulta sobre os benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Essa consulta pode ser feita de casa, sem a necessidade de deslocamento para uma das agências.
Por telefone
Uma das maneiras mais simples para fazer a consulta e obter informações sobre os benefícios é ligar para a central de atendimento, pelo telefone 135. Durante a ligação é preciso informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais, de forma a evitar fraudes, e informar sobre qual benefício quer informações. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Pelo site
Também é possível fazer uma consulta por meio do site Meu INSS, que reúne diversos serviços digitais do INSS. Você deverá fazer o login, na tela inicial, depois clique no serviço de “Extrato de Pagamento” e você terá acesso ao seu extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.
Você também poderá acessar outros serviços do INSS como agendamentos, solicitação de extratos e consulta do número do benefício.
Pelo aplicativo
A consulta do benefício também pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS). Também é preciso fazer o login para ter acesso a todos os serviços disponíveis e histórico das informações do beneficiário serão listados.
Assim sendo, é necessário aguardar a analise do Projeto de Lei que tramita na esfera federal.
Eliana Saraiva, com informações do Contabil.com

Deixe uma resposta