Outubro Rosa: Mês de conscientização e combate ao câncer

“Dia D” da vacinação contra a Covid-19 acontece neste sábado
1 de outubro de 2021
Superintendente do Ministério da Saúde em São Paulo, Dr. José Carlos Paludeto, visita Matão.
1 de outubro de 2021
Exibir todos

Outubro Rosa: Mês de conscientização e combate ao câncer

Campanha Outubro Rosa incentiva detecção precoce do câncer de mama. Número de mamografias realizadas até julho de 2020 foi de 1,1 milhão, contra 2,1 milhões nos mesmos períodos de 2018 e 2019. Campanha conscientiza sobre importância da detecção precoce.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. Há alguns anos, uma pequena fita rosa levada no peito simboliza a luta e da importância da prevenção do câncer de mama.

A campanha do Outubro Rosa é um movimento global que começou nos anos 1990 e, assim, o  mês de outubro passou a ser dedicado à conscientização sobre a doença, destacando a necessidade do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para as pacientes.

Em 1982, nos Estados Unidos, foi fundada uma organização não-governamental em homenagem a Susan G. Komen que morreu de câncer de mama. A instituição passou a realizar eventos para levantar fundos em prol de pesquisas no combate à doença.. Em 1986, ocorreu o primeiro mês de conscientização em outubro.

E, em 1991, a fundação adotou a fita rosa como símbolo da causa durante a Corrida pela Cura, em Nova York.. Mais do que ser associado ao feminino, o rosa foi escolhido pelas organizadoras por ser um tom de saúde. Popularmente, uma pessoa corada geralmente é considerada saudável.

No Brasil, o primeiro ato em alusão ao Outubro Rosa aconteceu em 2002, em São Paulo. Em 2010, o Instituto Nacional do Câncer aderiu ao movimento e passou a promover eventos técnicos e disseminar informações sobre prevenção do câncer de mama.

Como uma das iniciativas para lembrar a luta contra a doença, monumentos icônicos costumam ser iluminados com a cor rosa no mês de outubro.  Entre eles, a Torre Eiffel, na França; o Cristo Redentor, no Brasil; e a Casa Branca, nos Estados Unidos; e até mesmo a Casa Rosada, na Argentina, já colocaram luz sobre a luta contra o câncer de mama.

Fonte: INCA (Instituto Nacional do Cancer)

Deixe uma resposta