Orquestra Jovem e Coral de Matão apresentam ‘Concerto de Corpus Christi’

Matão recebe o Cine São Paulo Baldan, uma proposta de diversão gratuita para todas as idades
13 de junho de 2023
ANS limita em 9,63% reajuste de planos de saúde
13 de junho de 2023
Exibir todos

Orquestra Jovem e Coral de Matão apresentam ‘Concerto de Corpus Christi’

Fotos: Dalcir Fioravante

A apresentação ocorreu na Casa da Cultura Prefeito Armando Bambozzi e, na oportunidade, trouxe ao palco o Coro Infantil e alunos de violino da Escola de Música e Artes Danilo Gomez


A Orquestra Jovem e o Coro de Matão marcaram presença nas festividades religiosas de 2023 com o “Concerto de Corpus Christi”, sob regência do Maestro Danilo Gomez. A apresentação ocorreu no dia 08 de junho, quinta-feira, na Casa da Cultura Prefeito Armando Bambozzi.
O repertório apresentou músicas sacras, eruditas e populares. Obras de Handel, J. Bach, C. Gounod e Caccini puderam ser apreciadas pelo público. Na oportunidade, a Soprano Ana Carusi e da Mezzo Soprano Lucélia Santos tiveram participações especiais. Nesse mesmo dia , a classe iniciante de violinos, sob orientação da professora Lucilene Alves e o Coral Infanto Juvenil da Escola de Música e Artes Danilo Gomez, sob regência da professora Lucélia também participaram como convidados especiais desta programação.
O Maestro Danilo Gomez pontua o quão importante é um concerto em uma festa tradicional para o calendário matonense. “E nessa oportunidade, levar a música de forma gratuita, é democratizar o acesso e a expressão à arte, a cultura e a fé para todos”, cita.
Trabalhar com coletivos e espaços criativos, segundo o Maestro, é vivenciar e respirar a todo momento “o novo”. “É muito prazeroso ver em nossos projetos tantas pessoas envolvidas, inspiradas e motivadas a desenvolver seu potencial artístico; interpretando, cantando, tocando e criando. Observar a dedicação de cada integrante para momentos como este, é a confirmação de que estamos fortalecendo o processo de aprendizagem musical e, ainda, formando novos músicos que, futuramente darão continuidade aos processos artísticos e culturais, os quais são de relevância para nossa cidade”, ressaltou.
O Maestro Danilo Gomez agradeceu os professores da Danilo Gomez Escola de Música e Artes; Larissa Morelhão, Lucélia Santos, Lucilene Alves, Lygia Bovo, Ricardo Pereira e, também, à ACAMDE, grande parceira da Orquestra e Coro de Matão. Ele registrou também seus agradecimentos a plateia que prestigiou o evento, e, ainda, parabenizou o Departamento de Cultura e a todos os envolvidos pela realização da 74ª Festa de Corpus Christi de Matão.
A Orquestra
A Orquestra Jovem nasceu em julho de 2016, a primeira orquestra de cordas de Matão. As aulas eram ministradas na Comunidade Caibar Schutel para crianças que se encontravam abrigadas no Lar. A proposta nasceu da sensibilidade do Maestro Danilo Gomez, que detectou a necessidade de uma formação musical continuada, e, assim buscou criar mecanismos e espaços criativos para experiências, vivências coletivas e individuais, para o autoconhecimento e desenvolvimento técnico-musical, utilizando a música como linguagem artística e ferramenta para aprendizagem, socialização e inclusão.
O projeto ganhou projeção e a Orquestra Jovem de Matão juntamente com o Coral de Matão, no período entre 2016 e 2022 atendeu mais de 500 pessoas com aulas práticas e ensaios.
Coro de Matão
Em atividades desde 2015, fundado e regido pelo Maestro Danilo Gomez, o coro se dedica ao estudo de técnicas vocais e pratica de repertório. Com objetivo de formação musical, e com proposta didática pedagógica, realiza apresentações e concertos temáticos, também integrando os concertos da Orquestra Jovem de Matão. Atualmente conta com aproximadamente 40 integrantes, sendo composto por cantores da comunidade, alunos de graduação em música e professores de música. Em sua trajetória, já se apresentou em bairros, escolas municipais, estaduais e particulares de nossa cidade com concertos pedagógicos. Também se apresentou em Matão e nas cidades vizinhas como; Araraquara, Taquaritinga, Ibitinga, Jaboticabal, Ribeirão Preto e São Carlos, dentre outros municípios com exibições de concertos, participações em festivais e saraus.
A Orquestra Jovem e o Coro de Matão são projetos da Escola de Música e Artes Danilo Gomez, de cunho sociocultural de extrema importância, pois proporciona entretenimento de alta qualidade, formação musical e inclusão social, além de oportunidade de profissionalização na música.
Fonte: ACAMDE /Fotos de Dalcir Fioravante

Deixe uma resposta