Orquestra Jovem de Matão se apresenta na Câmara Municipal                      

CNBB lamenta intensificação da exploração da fé e da religião para angariar votos no segundo turno das eleições
14 de outubro de 2022
Auxílio Brasil: Caixa lança contratação do Consignado Auxílio
14 de outubro de 2022
Exibir todos

Orquestra Jovem de Matão se apresenta na Câmara Municipal                      

Foto: AIC

Dentre o repertório escolhido pelo Maestro Danilo Gomez estava a valsa “Saudade de Matão”

Durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira (10), a convite da presidente Ana Mondini, a Câmara de Matão recebeu a apresentação cultural da Orquestra Jovem de Matão e o Coral Municipal, regido pelo maestro Danilo Gomez. A manifestação cultural aconteceu antes da aprovação unânime do Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 001/2022 de autoria da vereadora Ana Mondini, subscrito pelos 10 vereadores, que dá nova redação ao art. 286 da Lei Orgânica do Município de Matão, atribuindo ao Órgão Municipal encarregado nos Negócios da Cultura, a responsabilidade da manutenção e a locomoção da Orquestra Jovem de Matão, Banda “Flamínio Mazzoni”, dos Grupos Teatrais e Grupos Vocais constituídos no Município, bem como a cessão de local apropriado para ensaios e o aprimoramento profissional dos mesmos, através de cursos oferecidos a seus integrantes.

Dentre o repertório apresentado, estava a Valsa “Saudade de Matão”, aplaudida de pé pelos vereadores, que elogiaram o trabalho desenvolvido pelo maestro e demais integrantes da orquestra. “Quando eu me refiro ao maestro, eu quero me referir a cada um de vocês que se dedicam ao máximo para que cada apresentação seja única, incrível em marcante em nossas vidas. Desde o início da orquestra venho acompanhando a apresentação de vocês e todas que acompanhei me marcaram de alguma forma. A última apresentação que a Orquestra realizou na Paróquia Nossa Senhora Aparecida foi magnifica, como as demais que presenciei, por isso quero agradecer o maestro Danilo Gomez pela dedicação em transmitir música boa à população matonense”, relatou Ana Mondini.

Orquestra Jovem de Matão

Em julho de 2016 nascia a Orquestra Jovem, a primeira orquestra de cordas de Matão, cujas aulas eram ministradas na Comunidade Caibar Schutel para as crianças que estavam abrigadas no Lar. A proposta nasceu da sensibilidade do Maestro Danilo Gomez que, detectando a necessidade de uma formação musical continuada, buscou criar mecanismos e espaços criativos para experiências, vivências coletivas e individuais para o autoconhecimento e desenvolvimento técnico-musical, utilizando a música como linguagem artística e ferramenta para aprendizagem, socialização e inclusão. A Orquestra Jovem de Matão, juntamente com o Coral de Matão, no período entre 2016 e 2022, atendeu mais de 500 pessoas com aulas práticas e ensaios. A Orquestra Jovem de Matão é um projeto de cunho sociocultural de extrema importância para o Município, pois proporciona entretenimento de alta qualidade, formação musical e inclusão social, além de oportunidade de profissionalização na música.

Fonte: AIC

Deixe uma resposta